Esta moto elétrica vietnamita é simples, estilosa e parece uma naked old school

A Nuen N1-S é uma naked elétrica simples e sem excessos, que combina o estilo old school com tecnologia moderna e preço quase inacreditável.
A mudança para a mobilidade elétrica é uma realidade que já não se limita aos automóveis. Em todo o mundo, como temos vindo a noticiar, os veículos de duas rodas estão a destacar-se na transição para transporte mais limpo e amigo do ambiente.

Faz sentido, uma vez que as motos e as scooters são o meio de locomoção diário de milhões de pessoas, especialmente em centros urbanos densos, onde trânsito e poluição andam de mãos dadas.
Substituir pequenos motores a gasolina por elétricos não só reduz as emissões, como também altera o som, a respiração e o movimento de cidades inteiras.
Por isso, vale a pena prestar atenção a esta nova empresa que vem do Vietname.

A Nuen Moto está sediada na Cidade de Ho Chi Minh, (antiga Saigão) um lugar onde as motos não são apenas brinquedos de estilo de vida, mas a espinha dorsal da vida quotidiana.
Enquanto muitas start-ups elétricas se concentram em conceitos ousados ou em promessas distantes, e nunca chegam a ver a luz do dia, a Nuen já está a colocar motos a circular.

O seu primeiro modelo, a N1-S, começou a ser entregue localmente e pode ser o início de algo muito maior.
O próprio Vietname está a esforçar-se pela eletrificação. A capital Hanói irá alegadamente proibir as motos a gasolina no seu centro a partir de julho de 2026, com uma eliminação gradual completa em todo o país prevista para 2045.

Espera-se que a Cidade de Ho Chi Minh siga o exemplo, o que já alimentou uma forte procura por alternativas.
A fundadora Gia Nguyen diz que as vendas estão a crescer suficientemente rápido para que a marca esteja agora em negociações com distribuidores europeus.
A N1-S destaca-se não só pelo desempenho, mas também pelo design. É evidente que este modelo não foi criado por um comité preocupado com tendências. Pelo contrário, parece o trabalho de entusiastas que percebem de motos.

A N1-S combina elementos familiares de uma trail retro e das nakeds modernas num todo limpo, coeso e distinto.
À frente, ostenta um farol redondo como o da Suzuki SV650, uma carroçaria minimalista como a de uma Ducati Scrambler e uma postura ereta que lhe confere uma sensação intemporal.

Detalhes como o quadro em alumínio, os painéis laterais afilados e as jantes de liga leve mantêm-na moderna.
É o tipo de design que remete para o passado, sem parecer uma imitação. É claro que as imagens iludem, e ver esta moto ao vivo, sem o aspeto de uma réplica, pode ser completamente diferente.
No entanto, se mais motos elétricas fossem assim e estivessem disponíveis, muitos já teriam uma na garagem.
No papel, reforça a aparência estética com componentes sólidos. Construída sobre um quadro de alumínio, utiliza peças da Bosch e da J. Juan, bem como um motor que debita cerca de 32 cavalos de potência e 19,35 kg/m de binário.
Isto traduz-se numa velocidade máxima de cerca de 130 km/h e em aceleração viva.

A autonomia é igualmente prática — 200 km em cidade e até 245 km com condução cuidadosa.
O carregamento, de 20% a 80%, demora 2,5 horas com a definição padrão ou apenas 45 minutos com o carregamento rápido CC.
As características tecnológicas aumentam o apelo: ABS de dois canais, cruise control, modos de condução selecionáveis, conectividade Bluetooth, marcha-atrás e um painel LCD limpo.

A bateria instalada na parte inferior ajuda a tornar a condução estável e intuitiva, seja a ziguezaguear pelo trânsito ou a percorrer um trilho.
E sim, este veículo elétrico inspirado nas trail também tem um visual todo-o-terreno perfeito.
A N1-S roda com pneus mistos de 17 polegadas, capazes de lidar com gravilha, relva e até areia.
A Founder’s Edition, mais premium, traz suspensão Öhlins e travões Brembo, enquanto a moto de série conta mesmo assim com uma forquilha invertida e mono-amortecedor traseiro.

Adicione-se a impermeabilização IP67, que lhe permite operar em água com quase 50 centímetros de profundidade durante meia hora, e estará pronta para desbravar mais do que apenas asfalto.
Com um preço estimado entre 6.000 e 7.000 Euros, a N1-S está muito abaixo do que seria razoável esperar para algo com este nível de design e desempenho.
Por enquanto, está apenas disponível no Vietname, mas vai chegar, pois a N1-S é a prova de que novas ideias não vêm apenas do Japão ou da Europa…e se a mobilidade elétrica continuar a produzir máquinas com este aspeto e preço, o futuro das duas rodas está em boas mãos.