Planos em pedidos de patente revelam modelo futuro
Logo após o lançamento da Honda WN7, surge este modelo de aspeto curioso. Imagens de um pedido de patente de março deste ano agora reveledas mostram uma nova moto elétrica da Honda que parece um cruzamento entre uma scooter e uma cruiser.

O compromisso da Honda com a produção de motos elétricas está a ganhar força, como mostram as imagens de patente, publicadas em março de 2025, que revelam como poderá ser o seu próximo modelo.
A moto em questão foi apresentada ao público no Salão Automóvel de Pequim, na China, em abril de 2025, embora não tenham sido divulgados quaisquer nomes para o modelo ou detalhes técnicos. 2025 foi um ano importante para a gigante japonesa, após o lançamento do seu primeiro modelo elétrico de produção em tamanho real, a Honda WN7.

Antes desta apresentação em novembro, na EICMA, a Honda já tinha manifestado o seu desejo de levar mais motos elétricas aos motociclistas de todo o mundo. Na edição anterior da EICMA, em 2024, a Honda apresentou vários novos concepts elétricos, entre os quais a WN7 (então conhecida como EV Fun Concept) e a EV Urban.
De seguida, no Japan Mobility Show, em outubro, a Honda revelou o EV Outlier Concept, uma cruiser/scooter futurista que combinava temas de anime com um design que dava prioridade à posição dos pés.
Esta última moto, ainda sem nome, parece ter pouca relação com qualquer uma das motos conceito que já vimos. Embora grande parte da linguagem de design utilizada na moto pareça familiar, esta apresenta vários detalhes não vistos em nenhum dos conceitos revelados anteriormente.
Para começar, o cockpit apresenta uma espécie de contraforte que liga diretamente o assento à parte frontal da moto. Também utiliza pedais avançados, que parecem ser ajustáveis em posição. A posição de condução parece extremamente descontraída e semelhante à do EV Outlier Concept, conferindo à moto uma postura de cruiser.

Além do estilo, a moto utiliza garfos USD convencionais, embora envoltos em carenagens aerodinâmicas, pinças de quatro pistões montadas radialmente e transmissão por correia para a roda traseira.
As imagens da patente publicadas mostram manetes em ambos os guiadores e nenhum pedal nos apoios para os pés. Isto indica que a Honda estará a utilizar um sistema de travagem de scooter — em que o travão traseiro é controlado pelo guiador esquerdo — com uma transmissão automática do tipo “acelerar e andar”.
Sem outros detalhes ou sequer um nome para o modelo divulgado, é difícil dizer quando poderá chegar o novo modelo. Dado o sucesso do lançamento da WN7, esperamos que sejam necessários pelo menos dois anos até que se veja uma versão mais próxima da produção.















