Este trabalho da Unik Edition é daqueles que nos atraí fatalmente e ficamos completamente enamorados! No entanto, o preparador lisboeta ousou desafiar os mais puristas, apresentando uma transformação profunda a um dos ícones maiores da Honda: a mítica CBX 1000 de seis cilindros. O resultado é absolutamente demolidor, deixando-nos completamente rendidos a esta nova “cara” da CBX
por Domingos Janeiro • Fotos Tiago Almeida

Há alguns anos, um apaixonado pelas duas rodas embarcou numa jornada para encontrar a sua moto perfeita, que não fosse apenas mais um meio de transporte, mas sim uma extensão do seu estilo pessoal e até, da sua forma de estar e ver a vida. A procura nunca é fácil, a não ser que se tenha bem claro na mente o que realmente queremos, mas para este entusiasta, todas as respostas à sua procura foram dadas a partir do momento em que os seus olhos se cruzaram com a Honda CBX 1000. Pode não ter sido amor à primeira vista, no que à estética diz respeito, devido aos traços cinzentos, grandes dimensões e sem grande estilo, mas captou de imediato a atenção do seu proprietário porque viu nela uma enorme tela em branco, pronta a ser “pintada” com a sua imaginação e criatividade. Houve, no entanto, um elemento determinante em todo o conjunto: o poderoso motor de seis cilindros, que tem tanto de bonito como de brutal.

Preservar a identidade
Pese embora o resultado seja bastante diferente face ao modelo base, houve algumas “linhas vermelhas” que não puderam ser ultrapassadas como manter o motor inalterado, bem como a essência original da moto. A ideia era dar-lhe uma nova personalidade e a Unik Motorcycles foi a equipa escolhida para colocar estes planos em prática.
Preservar os traços mais identificativos da Honda CBX 1000 tornou-se um princípio orientador para a Unik, onde a ideia nunca foi romper com o passado, mas sim enaltece-lo. Para isso foram deixados alguns componentes originais inalterados como foi o caso do depósito de combustível, carenagem e luz de travão traseira, que nos permitem identificar de forma imediata o modelo em questão. No entanto, a evolução tecnológica e a modernidade não foram esquecidas, tendo conseguido a equipa da Unik Edition manter a inovação de ponta do Japão, com a sofisticação intemporal da Europa.

Esta renascida Honda CBX 1000 é a prova de que havendo bom gosto, paixão, conhecimento e vontade, é possível transformar uma valiosa peça da nossa história, numa autêntica peça de arte contemporânea.
Através do rugido do seu motor e da elegância do seu design, esta customização conta uma história – uma história de paixão, criatividade e a integração perfeita do passado com o futuro. Desfilar com esta CBX 1000 pelas ruas, não só atrai todos os olhares para nós, mas também estimula a imaginação daqueles que connosco se cruzam.

Alterações
À vista está um autêntico trabalho de relojoaria, onde a Unik optou por encurtar a carenagem dianteira e traseira, mantendo o aspecto original mas mais leve. Na frente, destaque para a carenagem da Honda CB1100 Night Hawk. O farol traseiro mantém-se o original, mas foi trabalhado, ou seja, foi retirada a parte central e colado, para reduzir as dimensões. As suspensões também foram alvo de alterações, tendo a Unik substituído a dianteira por uma forquilha invertida da Kawasaki ZX9 de 1994, mas com um acrescento de 6 cm no topo de cada bainha. O braço oscilante, proveniente de uma Triumph Street Triple, também foi submetido a pequenas alterações, que no final permitiram manter a corrente de transmissão centrada e trabalhar sem esforço.
Já no que ao motor diz respeito, as alterações incidiram numa pintura nova, um kit de transmissão mais curto, carburadores afinados, novos gigleurs e um novo filtro de ar da K&N. Com o incremento do topo das bainhas, permitiu usar uma mesa de direção da Kawasaki com avanços. Além disso levou outros ajustes como os comandos da Motogadget, parte eletrónica da Motogadget, centralina da mo.unit blue, piscas adaptados, velocímetro da Motogadget, retrovisores com haste fabricada artesanalmente, escapes com tripla saída, assento em pele genuína, com base de fibra adaptada às novas dimensões da moto. O sub-quadro traseiro é mais curto face ao original, as jantes são de 17” feitas sob medida e o pneu traseiro é um 180 mm. A iluminação é totalmente LED.

Manter os princípios
Para muitos purista, utilizar um modelo com esta seis cilindros da Honda para a “transformar” numa outra coisa, parece heresia, no entanto, há formas de reinterpretar os modelo, mantendo o maior respeito por estes mas dando-lhes nova vida, como é o caso deste projecto.
ficha técnica Honda CBX PRO-LINK 1982
Motor – Seis cilindros em linha, refrig. ar/óleo
Cilindrada – 1047 cc
Potência – 105 cv às 9000 rpm
Binário – 72 Nm às 6500 rpm
Caixa – 5 velocidades
Quadro – Estrutura tubular em aço
Suspensão dianteira – Forquilha telescópica, ajustável
Suspensão traseira – Dois amortecedores FQV ajustáveis
Travão dianteiro – Dois discos de 276 mm
Travão traseiro – Disco de 296 mm
Pneu dianteiro – 3.50-19”
Pneu traseiro – 4.25 – 18”
Distância entre eixos – 1495 mm
Altura do assento – 810 mm
Peso declarado – 272 kg (ordem de marcha)
Capacidade do depósito – 20 litros
PVP – n.d.














