Manutenção: 7 passos para parar a moto e não ter surpresas
UMA MOTO MAL PARADA TAMBÉM SE DEGRADA COM O PASSAR DO TEMPO. AQUI DEIXAMOS 7 CONSELHOS ÚTEIS, PARA NÃO TER SURPRESAS DESAGRADÁVEIS AO ACIONAR A IGNIÇÃO DE NOVO
Com a chegada dos dias mais frios, e supondo que vai parar a moto durante um período longo, ou simplesmente, porque vai viajar para fora e ficar ausente algum tempo, tome alguns cuidados… simples mas importantes para a sua ‘amiga’ estar em forma no regresso à estrada…
Lavar e secar bem a sua moto antes de a parar não é suficiente e por isso, siga com atenção os procedimentos que a seguir enumeramos,
1 – Pneus
A primeira coisa a fazer é encher os pneus um pouco mais do que o normal, para que a perda de pressão durante o tempo em que estiver parada não distorça a carcaça. Duzentos gramas acima da pressão usual será suficiente.
2 – Depósito
Ponha o máximo de gasolina. Se o depósito ficar meio vazio, os vapores de gasolina oxidarão o interior do tanque, degradarão a sua condição superficial e complicarão a reinicialização. Isto só acontece em depósitos de metal.
3 – Bateria
Desligue a bateria e remova-a da moto, especialmente se ela estiver estacionada num lugar frio. De fato, uma bateria não aprecia uma temperatura muito baixa, especialmente quando não é mais usada. Guarde-a num local quente e recarregue-a antes de a recolocar na moto.
4 – Válvula de combustível
Se a sua moto tiver uma válvula de combustível, feche-a e esvazie as entradas no carburador para evitar a formação de depósitos. Esta válvula está por hábito colocada na posição inferior do depósito à entrada para os tubos de gasolina e deve coloca-la na posição Off. Com a válvula fechada, lique a moto, coloque o motor em funcionamento, até que o motor desligue. Assim, fica com a certeza que não se formarão quaisquer depósitos que o vão prejudicar quando quiser reiniciar a sua moto.
5 – Humidade
Em geral, metais e cromados podem enferrujar ainda mais rápido à medida quando a moto fica guardada num lugar húmido. Deve assim, encontrar um lugar o mais seco possível para guardar a moto mas, se isso não for possível, com um pano embebido em gordura passe-o nas partes metálicas mais vulneráveis. Graças a essa película protetora, a oxidação terá mais dificuldade em aparecer.
6 – Escape
Para evitar a oxidação no escape, passe também sobre toda a sua superfície um pano gorduroso.
7 – Riscos e sujidade
Por fim, não se esqueça de cobrir a sua moto. Cuidado com lugares húmidos, será ainda pior sob uma lona que cubra completamente a moto. Se tem uma garagem comum, tape somente as zonas mais propensas a choques e sujidade.
0 comments