Descubra como funciona a Unidade de Medição Inercial, um elemento projetado para analisar múltiplas gravações que fornecem informações essenciais ao condutor enquanto ele está em movimento.
Há alguns anos, o sistema de controle de tração, os modos de potência e o Sistema de travagem ABS eram os únicos recursos disponíveis em motos de produção. No entanto, em 2015, a Yamaha foi a primeira marca a incluir uma unidade de medição inercial (IMU) na suas YZF-R1 e até ousou mostrar um protótipo chamado Motobot, desenvolvido numa YZF-R1M, capaz de pilotar sem um humano nos controles graças ao uso, entre outras coisas, de uma IMU. A partir daí, outras marcas de motos despertaram e começaram a incluir o dispositivo, primeiro nas suas motos mais desportivas e, posteriormente, em trails, sport-touring, naked, etc.

O que é a IMU de uma moto?
A unidade de medida inercial ou IMU ( Inertial Measurement Unit ) é um dispositivo eletrónico compacto que mede e informa aspectos como velocidade, orientação e forças gravitacionais de uma moto.
Para isso, inclui uma combinação de acelerómetros e giroscópios e, além de ser utilizado na última geração de motos, também é utilizado em aviões, drones, satélites, navios e mísseis guiados , entre outros. Assim como em outros veículos e dispositivos, o uso da unidade de medida inercial em motos significou um grande avanço no campo da eletrónica e, portanto, na segurança em motos.
Embora já esteja incluído nos modelos de média cilindrada, os mais beneficiados foram os modelos mais potentes e de alto desempenho , pois graças à IMU, são mais fáceis de controlar e podem ser conduzidos de forma mais simples e segura.

A empresa alemã Bosch é a que mais investiu no motociclismo e é atualmente responsável pelo fornecimento de unidades de medição inercial para a grande maioria dos fabricantes de motos. Desde que começou a trabalhar nesta área, a Bosch continuou a desenvolver este dispositivo, oferecendo agora um sistema capaz de medir dados de aceleração em seis dimensões e velocidades angulares em três eixos.
Como funciona a IMU?

Para entender um pouco mais como funciona uma IMU, é necessário saber o que é um giroscópio. Um giroscópio eletrónico é um dispositivo usado para medir orientação e rotação . Esses giroscópios são acoplados a acelerómetros para detectar movimento e fazer medições precisas de direção.
Recursos do sensor IMU

Os giroscópios e acelerómetros mencionados são calibrados para medir ângulos e posições em qualquer eixo ou direção. Juntos, esses sensores podem medir ao longo de seis eixos: inclinação, rolagem, guinada, aceleração longitudinal, aceleração vertical e aceleração lateral. A combinação desses fatores dá o nome de IMU de 6 eixos, atualmente utilizado pela maioria dos fabricantes. A taxa de guinada é a velocidade angular do movimento de um veículo em torno de seu eixo vertical e, graças a ela, a velocidade de uma moto pode ser compensada com o raio de uma curva.
Elementos de medição micromecânicos são utilizados para recolher dados da IMU . O elemento de medição do sensor de taxa de guinada opera de acordo com o princípio de Coriolis, ou seja, utiliza a força inercial de uma massa oscilante num sistema rotativo. Graças à sua alta frequência de ressonância de 25 quilohertz e à sua unidade de acionamento e avaliação integrada, o elemento de medição é altamente insensível a interferências mecânicas.
A IMU é conectada ao sistema elétrico e recebe dados de diversos sensores instalados em diferentes pontos da moto. Esses sensores permitem determinar o ângulo de inclinação, a aceleração e a posição exatas da moto em todas as circunstâncias possíveis. Esses dados são então obtidos pela Unidade de Controle Eletrónico (ECU) , comumente conhecida como unidade de controle, e usados para realizar cálculos complexos para cada sistema.

Com as informações dos diferentes sensores IMU, as seguintes funções podem ser alcançadas:
- Controle de tração
- Controle “anti-cavalinho”.
- Controle de lançamento ou saída.
- ABS “inteligente” ou assistência em curvas.
- Controle de deslize.
- Controle de amortecimento da suspensão ativa (suspensão eletrónica).
- Detecção de acidente para desligar o motor.
- Cruise controle adaptativo.