BMW CE 02: Um novo conceito de urbanidade
Para indicar a sua mais recente proposta de mobilidade urbana com emissão zero, a BMW teve que inventar uma nova definição perfeitamente adequada: eParkourer. A nova CE 02 sugere a ideia de um veículo chamado a interpretar as deslocações na cidade de uma forma original, muito trendy e dirigido sobretudo a um jovem utilizador.
Com a nova BMW CE 02, a BMW apresenta mais um veículo elétrico para os centros urbanos cerca de dois anos após a CE 04, prosseguindo assim a sua estratégia de mobilidade eléctrica. Graças ao seu acionamento elétrico, ao seu design inovador e às suas soluções inovadoras, o eParkourer é um parceiro dinâmico para um novo tipo de mobilidade e proporciona um grande prazer de condução num ambiente urbano.
Um novo segmento
Nem moto elétrica nem scooter elétrica, mas uma categoria à parte é o que representa a CE 02: prática, robusta e com um design essencial em que as grandes rodas têm a dupla função de caracterizar o estilo e garantir tanto a absorção de solavancos quanto a possibilidade de enfrentar terrenos de qualquer tipo. Pequenas no diâmetro, 14″, mas “gordinho”, 120/80 na frente e 150/70 na traseira.
A carroçaria, se assim lhe quiserem chamar, está mesmo reduzida ao essencial: na parte da frente a forma do assento sobe e estende-se, lembrando um depósito que, no entanto, não está lá; apenas dois painéis laterais na frente, para adicionar uma nota de cor. De resto, o quadro, as rodas, o guarda-lamas dianteiro e o rebordo da carenagem são pretos, e o motor cinza metalizado. As hastes do garfo, por outro lado, são anodizadas em ouro.
Alma dupla
A CE 02 tem alma dupla : a versão top tem potência máxima de 15 CV, autonomia de 90 km, pode atingir velocidade superior a 90 km/h e pode ser conduzida a partir dos 16 anos; para licenças AM existe a versão de 4 kW (5 HP) com velocidade limitada a 45 km/h. Os pesos também são diferentes: 132 kg para a versão de 11 quilowatts e 119 kg para a de 4 kW. O acionamento por correia dentada à direita atinge um eixo intermediário, a partir do qual o acionamento secundário para a roda traseira começa à esquerda. Os sistemas eletrónicos ASC (Automatic Stability Control) e RSC (Recovery Stability Control) protegem contra a perda de aderência, enquanto uma marcha-atrás facilita as manobras a partir da estacionamento.
Dois modos de condução
Existem dois modos de condução, com nomes de acordo com o estilo do veículo: ”Flow” para quilometragem máxima, ”Surf” para desempenho máximo.E para quem quer mais, entre os acessórios da linha Highline está o upgrade com o modo “Flash”, para um temperamento ainda mais desportivo. De série, a CE 02 é entregue com carregador de 0,9 kW que no modelo de 11 kW permite recarregar de 0 a 100% em 312 minutos, mas ainda é oferecido o carregador rápido de 1,5 kW como opcional, reduzindo o tempo para 210 minutos.
Já para a versão de 4 kW, existe apenas o carregador padrão de 0,9 kW e a recarga completa ocorre em 182 minutos. O quadro é um berço duplo fechado em tubos de aço e na frente é equipado com um garfo tele-hidráulico enquanto a suspensão traseira é unilateral com um único amortecedor. Os travões são de disco, sendo o dianteiro de 239 mm de diâmetro com pinça de dois pistões e ABS, o traseiro de 220 mm de diâmetro com pinça de um pistão e sem anti-bloqueio.
0 comments