BMW regista patente para moto elétrica de alto desempenho
A BMW já está na tecnologia elétrica, seja nos seus departamentos de duas ou quatro rodas. No entanto, as motos elétricas da BMW limitam-se principalmente às scooters, mas segundo recentes informações, uma mudança pode estar no horizonte.
As BMW CE 02 e CE 04 são certamente distintivas no mercado de scooters eléctricas, com o seu tamanho considerável e distância entre eixos alargada, sugerindo um desempenho que ultrapassa o equivalente padrão de 125 cc.
Embora se saiba que a marca alemã tem uma moto elétrica menor, potencialmente derivada de sua linha G 310, registos recentes de patentes sugerem que a empresa também está trabalhando numa moto elétrica mais potente. As patentes, divulgadas pela Cycle World , descrevem a base para uma moto elétrica de alto desempenho que excede as capacidades de uma equivalente de 300cc.
Será uma moto com uma abordagem semelhante a alguns outros fabricantes, como a Harley-Davidson LiveWire, ao empregar uma bateria de alumínio e uma caixa eletrónica como uma estrutura monocoque. Este design permite componentes modulares em torno do monocoque, permitindo adaptabilidade para diversas categorias. Por exemplo, a cabeça de direção é fixada na frente da estrutura monocoque e pode ser substituída por um design diferente, adequado para outra categoria.
A Cycle World também considera que a experiência da BMW no segmento elétrico de quatro rodas a posiciona de forma vantajosa no mercado de duas rodas. O foco da BMW na tecnologia elétrica e no enfrentamento do principal desafio dos motores elétricos – autonomia – liderando avanços em baterias de estado sólido mais leves e duradouras, sugere que as motos elétricas iniciais da BMW podem ter como alvo a condução urbana e a deslocação diária com autonomias relativamente curtas. No entanto, esta experiência também poderia posicionar a empresa alemã para ser pioneira em avanços em motos elétricas de turismo e aventura.
Esses segmentos são de considerável interesse para todos os fabricantes devido à sua significativa base de consumidores, e a BMW, em particular, valoriza estas categorias.
Fonte: Cycleworld.com
0 comments