Cake revela o segredo do novo motor elétrico Jante
O minimalismo chega aos motores elétricos e teve que vir da Suécia. Os nórdicos enfatizam a humildade e a ideia de que nenhum indivíduo é mais importante que o coletivo.
A Cake Motorcycles é uma empresa suéca fundada em 2016 por Stefan Ytterborn, dedicada ao fabrico de motos elétricas diferentes das da concorrência. O seu estilo e a sua maneira de fazer as coisas deram-lhe um lugar muito especial no mercado. Foi apresentada ao público em 2018 com um primeiro modelo, a Kalk, concebida como moto country, que foi acompanhada em 2019 pela Kalk& uma variante de estrada. Outros modelos, como Ösa e Makka , adequados para uso urbano, caracterizam-se por se conformarem como plataforma de carga e espaço de armazenamento para transportar de cargas.
Independentemente da sua finalidade, os produtos da Cake têm algo em comum que já rendeu inúmeros prémios e reconhecimentos pela sua abordagem inovadora e design minimalista. Qualidade que também está presente nos elementos mecânicos , como o demonstra o novo motor elétrico que acaba de ser apresentado ao público: o Jante .
Este nome não foi escolhido ao acaso. Vem da palavra Jante, ou Jantelagen em suéco. Trata-se de uma espécie de norma social, comum nos países nórdicos, mas sobretudo na Suécia, que se apresenta como uma forma de modéstia extrema no que diz respeito às conquistas. Eles enfatizam a humildade e a ideia de que nenhum indivíduo é mais importante que o coletivo. Os suécos raramente se gabam de si mesmos ou das suas conquistas, preferem deixar que suas ações falem por si…
Jante, um motor pequeno e sem peneiras, porque ‘menos é mais’
A KAKE afirma que o motor é capaz de fornecer até 500 Nm de binário à roda traseira, algo muito raro num motor de combustão
O novo Jante da CAKE é um motor de ímã permanente (IPM) cujo design se concentra principalmente na eficiência, potência e fiabilidade, tudo dentro de um pacote relativamente pequeno. A carcaça que contém todos os componentes é feita de alumínio de qualidade aeronáutica, um material que proporciona leveza e é projetado para otimizar o desempenho do motor. Segundo a CAKE, responde ao seu lema “menos é mais” tão próximo da abordagem minimalista que preside todos os conceitos da CAKE.
Foi desenvolvido para operar numa ampla faixa de tensões. Embora não seja especificada a potência que poderá desenvolver, o fabricante nórdico garante que um binário de 500 Nm pode ser levado à roda traseira, atingindo velocidades superiores a 100 km/h. Algumas especificações que se enquadram no tipo de motos elétricas oferecidas pela CAKE, principalmente voltadas para a circulação urbana e off-road.
Segundo a empresa, o seu design faz do Jante o motor IPM mais otimizado da CAKE . O esquema interno responde a um fluxo radial, que garante potência e eficiência, limitando o que é conhecido como ‘cogging’ , que descreve as sensações de motores que parecem nervosos em baixas rotações. Essa configuração permite aceleração suave e manuseio preciso, oferecendo alto desempenho em altas rotações, graças ao design do sistema de refrigeração.
O CEO e co-fundador da CAKE, Stefan Ytterborn , diz: “A Jante representa um avanço significativo no design de motores elétricos, pois oferece aos nossos clientes um produto superior que atende às suas necessidades. O coração de nossos veículos é baseado em componentes CAKE que, juntamente com os algoritmos do controlador de bateria, são uma adição significativa à nossa tecnologia de transmissão”.
0 comments