Ducati Monster 821 ‘Ícone’ by Jerem Motorcycles – A cereja no topo do bolo

By on 9 Abril, 2024

Corajosamente apelidada de ‘Ícone’, a reinterpretação da Monster 821 feita pelo francês Jérémie Duchampt é ousada e sem remorso, mas também executada com muito bom gosto.

Antes da Ducati levar a icónica Monster para uma direção diferente, substituíndo o seu quadro do tipo treliça, a Monster 821 era o topo do topo na gama das naked Monster. Este trabalho de customização de Jérémie Duchampt, da Jerem Motorcycles (França), retira um pouco da elegância original da Monster 821 e eleva-a a um degrau de brutalidade extrema.

Para começar, distingue-se desde logo pela secção traseira radicalmente redesenhada. Jérémie manteve o depósito de combustível original, mas de resto alterou quase tudo. Fabricou um quadro auxiliar compacto em estilo treliça, soldando-o diretamente a um novo assento escavado.

A sela personalizada que fica em cima oferece uma quantidade semelhante de espaço, mas sem acomodações para o passageiro. O estofamento é lindo; executado por Yaya Brush Sellerie, utiliza dois tecidos diferentes com costuras contrastantes, conferindo um toque moderno de ‘muscle car’.

Um par de silenciadores de reposição aparece debaixo do assento, prestando homenagem aos sistemas de escape sob o assento das Monsters mais antigas. Também se olharmos de perto para o quadro auxiliar, veremos um par de luzes traseiras combinadas Kellermann e LEDs de pisca, montados em hastes integradas.

Os perspicazes  Ducatisti notarão que esta 821 não usa mais o braço oscilante de dupla face. Em vez disso, Jérémie adaptou a robusta unidade unilateral de uma Monster 1200S, com um monoamortecedor Öhlins.

De resto, esta Monster 821 ainda usa a forquilha original e travões da Brembo, mas estes últimos foram reconstruídos e anodizados. Discos e pastilhas novos garantem que a Monster pare tão bem quanto parece, enquanto os pneus Pirelli Diablo Supercorsa otimizam a moto para uso na estrada. Em seguida, Jérémie incluiu uma conversão de embraiagem hidráulica da Ducabike, um cilindro escravo de embraiagem CNC Racing e uma bomba de água GB Racing.

O cockpit apresenta novos avanços com uma placa de identificação da marca Jerem ocultando os suportes originais da riser. Jérémie manteve os interruptores e o painel OEM, mas trocou as alças e adicionou espelhos nas extremidades do guiador maquinados em CNC. As manetes de travão e embraiagem são da Accossato, e os pousa-pés são da CNC Racing.

A dianteira é finalizada com um farol LED e piscas Kellermann, montados em suportes de farol personalizados. Um guarda-lamas de alumínio feito à mão fica mais abaixo, enquanto uma bancada de motor personalizada adiciona um toque desportivo à Ducati.

A nova estética marcante desta Monster 821 é reforçada por uma pintura ainda mais ousada. Um azul alpino doce domina a construção, adornando os garfos, o depósito de combustível e o quadro auxiliar. Em contraste com o azul alpino estão os tons dourados no quadro treliça, travões, tampa de motor e no eixo traseiro. No meio disto tudo, o motor quase passa despercebido.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments