EICMA 24: KTM 1390 Super Duke GT 2025 eleva a gama Sport Tourer a outro patamar
Ao receber a sua transformação mais atrevida até ao momento, a KTM 1390 SUPER DUKE GT 2025 dá mais um salto significativo. Este modelo acaba de se tornar ainda mais radical, cumprindo a sua missão de design para atingir um dinamismo incrível e levando a categoria Sports Tourer a novos patamares.
Agora com uma cilindrada de 1350 cc e partilhando o mesmo motor LC8 bicilindrico de 2024 da KTM 1390 SUPER DUKE R EVO, as actualizações optimizam ainda mais o desempenho e levam a nova geração a novos patamares. Uma entrada de ar centralizada, uma caixa de ar redesenhada e um radiador mais largo são apenas algumas das melhorias que aumentam a potência e a eficiência, elevando as suas capacidades a um novo patamar.
Os utilizadores poderão tirar o máximo partido da engrenagem renovada que torna a 5ª e a 6ª velocidades muito mais eficazes, resultando numa melhor utilização da gama de rotações – já não são consideradas engrenagens de overdrive a velocidades moderadas, o que torna a moto mais completa. O objetivo era claro: criar uma moto de estrada excecionalmente rápida com sérias ambições de pista, proporcionando o máximo desempenho em todos os cenários.
A equipa de design da Kiska trabalhou em todos os ângulos, desenvolvendo uma ergonomia superior e mais compacta que permite aos condutores passarem longas horas no assento, ao mesmo tempo que mantêm a oportunidade de libertar o seu desempenho melhorado em pista. Um farol LED totalmente novo e uma luz de travão simplificada com indicadores de mudança de direção integrados contribuem para o estilo arrojado da moto, com um perfil mais baixo que realça o seu quadro mais atualizado.
Em termos de manuseamento, a KTM 1390 SUPER DUKE GT 2025 recebe o quadro de última geração da THE BEAST, a KTM 1390 SUPER DUKE R EVO 2024. Este quadro proporciona uma maior rigidez torsional e um centro de gravidade mais baixo, oferecendo um feedback ótimo do pneu dianteiro para um controlo superior. A estabilidade, combinada com um comportamento ágil e desportivo, foi ainda mais refinada com a adição da última geração de componentes de suspensão WP APEX Semi Active Technology (SAT), tanto à frente como atrás. Também melhorado, é o Modo Conforto fortemente revisto para aqueles dias mais longos no assento – este foi um dos principais focos na fase de desenvolvimento e um dos que os pilotos sentirão a maior diferença em relação ao modelo da geração anterior. Esta configuração melhora a sensibilidade e a reatividade e oferece mais opções de personalização, proporcionando uma experiência de condução mais dinâmica e adaptável.
Com o aumento do desempenho, é necessário um poder de travagem igualmente forte, o que é conseguido pelos comprovados sistemas Brembo. Na frente, possui um conjunto de pinças monobloco Stylema de quatro pistões com discos flutuantes de 320 mm, enquanto a traseira está equipada com uma pinça flutuante Brembo de dois pistões e um disco de 240 mm para uma travagem precisa e controlada. A nova manete do travão dianteiro MCS (multi-click-system) permite uma maior ajustabilidade, enquanto o Cornering ABS, o Supermoto ABS, bem como os novos modos Supermoto+ e Sport ABS oferecem aos condutores múltiplas opções para controlar a moto da melhor maneira.
Equipada com pneus leves Michelin Power 6, com tecnologia de composto duplo, a aderência em linha reta e em curva foi melhorada. Além disso, um novo sistema de controlo da pressão dos pneus (TPMS) com funcionalidade melhorada permite aos condutores definir uma pressão personalizada para a condução em pista.
Foi desenvolvido e incorporado um pacote eletrónico de última geração, que oferece ajudas ao condutor líderes na sua classe e um novo conceito de Modo de Condução. O seu revolucionário painel de instrumentos com ecrã tátil TFT (H88) de 8,8 polegadas não pode ser ignorado, beneficiando de uma estrutura de menus simplificada, a CCU3.0 também assegura uma ligação simples ao seu smartphone em cada ciclo de ignição. A funcionalidade é de primeira qualidade, incluindo a navegação por mapa offline, com caraterísticas de segurança relevantes integradas, e tudo pode ser operado com o premir de um botão nos novos interruptores do guiador. A informação completa sobre o novo painel de instrumentos da H88 pode ser encontrada AQUI.
Esta experiência de alta tecnologia estende-se aos modos de condução, que foram completamente reformulados e são compostos por Rain, Street, Sport, bem como um novo modo Custom de série, para além de 2 configurações Custom opcionais e um modo Track opcional que aumenta as suas capacidades de personalização. Para manter a experiência tecnológica a um nível elevado, foi adicionado um Radar Frontal que acrescenta uma série de funcionalidades como o Cruise Control Adaptativo, Assistência à Travagem, Assistência à Distância e Group Riding. O Modo de Demonstração também está disponível para os primeiros 1.500 km, permitindo aos clientes experimentar toda a tecnologia disponível, de modo a tomar uma decisão informada sobre qual o pacote tecnológico que melhor se adequa às suas necessidades.
Uma seleção completa de KTM PowerParts e KTM PowerWear também foi desenvolvida para os motociclistas da KTM 1390 SUPER DUKE GT 2025, oferecendo opções de personalização exclusivas, criadas propositadamente para elevar o desempenho e a proteção, não importa a distância ou a velocidade da sua viagem.
0 comments