Moto Guzzi V85 TT já tem um clone chinês
A possibilidade da Changjiang V 750 Defender ser exportada para a Europa é uma realidade, mas a sua incrível semelhança com a Moto Guzzi V85 TT levanta preocupações sobre a questão de plágio e possíveis questões legais.
Um novo clone chinês estreou-se na China e poderá até chegar ao mercado europeu. O fabricante Changjiang tem uma longa história de construção de sidecars robustos para uso militar na China, originalmente usando motores boxer inspirados em modelos como a Ural e Dnepr, que por sua vez derivam dos motores boxer de 750 cc da BMW da década de 1950.
A partir de 2024, a Changjiang está a planear lançar uma nova série de sidecars que não serão mais baseados em motores boxer, mas sim num motor V-twin. Este novo motor assemelha-se notavelmente ao da Moto Guzzi, com um ângulo de 90 graus entre os cilindros, cambota longitudinal e cilindros orientados transversalmente, características que lembram a unidade da Moto Guzzi. Este motor oferece 52 cv a 6.300 rpm e um torque máximo de 60 Nm a 4.900 rpm, especificações técnicas que correspondem ao motor Moto Guzzi V2 de 744 cc, refrigerado a ar e com 2 válvulas por cilindro, em uso até 2020.
Em termos de tecnologia e componentes, a moto apresenta uma estrutura tubular de aço e um braço oscilante traseiro de alumínio, semelhantes aos da Moto Guzzi V85 TT. A suspensão inclui uma forquilha telescópica invertida e um amortecedor traseiro Kayaba, com suspensão pneumática específica para sidecar. As rodas enraiadas, com pneus tubeless, contam com travões de disco J.Juan, sendo a dianteira equipada com pinças de quatro pistões e discos duplos, todos controlados por um sistema de ABS de três canais.
É importante mencionar que a Changjiang já possui uma rede de importadores e revendedores na Europa, o que torna possível a possibilidade de exportar a V 750 Defender para o Velho Continente num futuro próximo. Resta saber como o Grupo Piaggio, que já enfrentou batalhas legais com clones chineses no passado, reagirá. Há alguns anos, na EICMA, a polícia interveio para apreender modelos copiados da Vespa (que é sem dúvida a mais copiada no Extremo Oriente) muito parecidos com o original.
0 comments