6 Acessórios essenciais para a aventura
Quando pensamos em acessórios para motos Adventure as primeiras coisas que nos vêm à cabeça são malas laterais e faróis de nevoeiro. Mas não é desse tipo de acessórios que vamos falar hoje. Deixamos uma lista de acessórios a pensar nas aventuras de vários dias por localizações mais remotas.
1. Um aparelho GPS
Goste-se ou não, já lá vão os dias em que navegávamos pelas estrelas. O século XXI oferece uma vasta gama de aparelhos GPS concebidos específicamente para motos e condução todo-terreno e que podem ser facilmente montados em qualquer moto.
Faça a sua pesquisa antes de comprar uma unidade GPS. Não existem duas unidades GPS iguais e a escolha mais acertada depende provavelmente das suas necessidades de condução. Está a planear uma viagem pelo país só com asfalto? É provável que um smartphone dê conta do recado na perfeição. Mas se estiver a planear uma aventura mais técnica pelo todo-terreno, uma verdadeira unidade GPS é a escolha certa, pelas razões que já havíamos apontado no nosso artigo “GPS ou telemóvel?”. Ah, e independentemente da decisão, levem sempre um mapa em papel (estamos a falar de uma aventura de vários dias por países remotos). As pilhas morrem, a tecnologia avaria-se mas um mapa em papel não tem bugs.
2. Mochila ou bolsa de hidratação
É fácil esquecermo-nos de beber líquidos suficientes na estrada. Ou estamos tão focados no que vem a seguir que não paramos para nos hidratarmos ou simplesmente esquecemo-nos de o fazer. Isto pode levar a uma desidratação e exaustão graves à medida que a viagem avança com todos os riscos que isso acarreta.
3. Equipamento para a chuva
A Mãe Natureza tem uma forma de tornar alguns passeios absolutamente miseráveis e, na maioria das vezes, isso vem com a chuva. Independentemente da previsão do tempo, leve sempre um conjunto de equipamento de chuva quando sair para uma aventura de vários dias. O peso extra e o espaço perdido nos alforges valem bem a pena somos surpreendidos por uma tempestade.
4. Intercomunicadores Bluetooth
Com um sistema de comunicação é possível ter uma conversa em tempo real com os seus companheiros de viagem ou com o passageiro do banco de trás, partilhando as experiências uns com os outros, apontando os perigos da estrada ou simplesmente ajudando a passar o tempo nos longos quilómetros de auto-estrada. Além disso, a maioria dos sistemas tem a capacidade de se ligar ao telemóvel e receber chamadas telefónicas.
5. Comunicador por satélite
Os comunicadores por satélite salvam vidas, ponto final. Independentemente do local do mundo em que nos encontremos estes dispositivos têm sinal suficiente para completar uma comunicação simples, ao contrário dos telemóveis. Os comunicadores por satélite permitem uma comunicação bidireccional, enviar sinais de SOS às autoridades e fornecem a nossa localização geográfica a qualquer momento. Considerando que a maioria destes aparelhos custa tanto como o telemóvel que grande parte das pessoas já usam, são um “must-have” para quem planeia aventurar-se fora da rede.
6. Carregador portátil ou adaptador de tomada eléctrica Muitos dos aparelhos acima requerem uma carga de bateria e, sem ela, são inúteis. Felizmente, a maioria das motos Adventure modernas vem equipada já com tomadas USB ou, pelo menos, com uma tomada DC de 12 volts. Com um adaptador podemos ligar qualquer dispositivo que use uma tomada USB. E para as motos menos jovens existem várias tomadas que podem ser ligadas a uma fonte de energia comutada, como um farol, uma luz traseira ou um relé. Nunca fique sem carga!
0 comments