Nova Iorque preocupada com os incêndios provocados por baterias defeituosas
O New York Times publicou um longo artigo sobre bicicletas (e-bikes) e scooters elétricas, destacando o perigo de incêndios em edifícios. No ano passado, as baterias defeituosas utilizadas causaram 216 incêndios na área de Nova Iorque, com seis mortos e muitos feridos.
A metrópole norte-americana legalizou a circulação de e-bikes e scooters elétricas desde 2019, que se espalharam muito rapidamente. Mas, paralelamente, houve uma série de incêndios em prédios nova-iorquinos, causados, segundo especialistas, por baterias defeituosas, principalmente as das e-bikes .
Tal é o alarme que o Município de Nova Iorque aprovou na semana passada uma série de projetos de lei que “incluiriam novos padrões de segurança e certificação, campanhas educativas para prevenir incêndios e restrições ao uso e venda de baterias usadas ou recicladas”.
Segundo os especialistas, esse seria o cerne do problema: baterias prontas para uso, recondicionadas, danificadas ou carregadas incorretamente estão no mercado . “Uma reação química dentro da bateria autoalimentada pode desencadear uma fuga térmica à medida que a célula de íons de lítio entra em um estado de autoaquecimento volátil.” Incêndios também são difíceis de apagar e se espalhar para as baterias próximas .
O jornalista Yoyce Cohen escreve no New York Times que muitos, especialmente entre os motociclistas, mantêm as e-bikes dentro dos seus apartamentos .
Os incêndios com baterias ocorreram numa variedade de edifícios muito diferentes na área de Nova Iorque, desde conjuntos habitacionais públicos até torres de luxo. No ano passado verificaram-se 216 incêndios , que causaram 147 feridos e seis vítimas . Desde 27 de fevereiro deste ano, segundo o jornalista, já foram registados trinta incêndios, com quarenta feridos e dois mortos.
0 comments