Nova Yamaha R9 avança em 2024
A versão desportiva do CP3 de três cilindros confirma-se, de acordo com a imprensa japonesa. O anúncio do lançamento deverá acontecer por ocasião do 25º aniversário da YZF-R1.
A Yamaha cultiva a variação da sua gama como poucos sabem fazer, utilizando o mesmo motor para atingir todos os segmentos do mercado de motos, replicando os seus modelos de topo em todas as cilindradas.
O exemplo mais flagrante é sem dúvida o bicilíndrico CP2. Depois do seu aparecimento na roadster MT-07, foi adaptado ao estilo neo-retro com a XSR 700, ao sport touring com a Tracer 7, ao segmento adveture com a Ténéré 700 e a sua versão offroad extrema, com a Ténéré 700 World Raid, e por último, empregando-o na desportiva R7 em 2021.
A gama desportiva, precisamente, está agora disponível em 125, 300, 700 e 1000cc, mas mantém-se o emblemático motor da marca dos três diapasões ao longo da última década: o 3 cilindros CP3 .
O rumor de uma Yamaha R9 nasceu há quase dois anos, quando a marca registou o nome primeiro nos Estados Unidos, depois em todo o mundo, inclusive na Europa. E como a Yamaha lançou uma nova versão do motor chegando a 890cc, a chegada dessa desportiva pareceu eminente. Só que o fabricante japonês não apresentou a sua nova desportiva, nem na Intermot de Colónia nem no EICMA deMilão.
Portanto, não devemos esperar ver esta tão cedo a ‘aterrar’ no mercado. No entanto, de acordo com a imprensa japonesa, a Yamaha pretende apresentar a sua nova moto este ano para um lançamento na gama de 2024. É preciso dizer que 2023 marca o 25º aniversário da série R, portanto o anúncio da nova R9 seria oportuno, mesmo que tenhamos que esperar mais alguns meses.
0 comments