No Salão de Milão em novembro, as novidades para 2024 foram mais que muitas no mundo das scooters, com um crescimento substancial nas opções ADV, protótipos apelativos, utilitárias urbanas, elétricas e até desportivas, das quais selecionámos as propostas mais relevantes – porque na verdade todas não caberiam aqui.
Do lado japonês, a Honda renovou o ‘look’ da rainha X-ADV 750, enquanto a Yamaha apresentou uma nova utilitária urbana, a RayZR com o moderno motor Blue Cor de 125cc (carta A1 e B). As marcas italianas Italjet e Vespa foram os fabricantes do ‘Velho Continente’ que mais sobressairam, a primeira com a impressionante Dragster, a marca do Grupo Piaggio com a renovação das icónicas Primavera e Sprint. Por fim, de realçar a forte presença das marcas asiáticas, Vmoto com dois protótipos que apontam para o futuro do segmento, a SYM, Kymco, Keeway, Zontes e VOGE com propostas que vem engrandecer ainda mais a oferta deste importante segmento da mobilidade urbana.
VMoto APD Concept – Preparar o futuro

A Vmoto apresentou no Salão de Milão o APD Concept, um protótipo desenvolvido em colaboração com o Centro de Estilo Pininfarina. Antevisão de um novo modelo de scooter eléctrica – muito na linha da conhecida BMW C04 – que a marca irá introduzir na gama num futuro próximo, tal como a CPX Explorer de roda alta.


Italjet Dragster 559 Twin – Com genes de desportiva

É uma espécie de super-desportiva das maxi-scooters, combinando uma mistura de soluções técnicas de motos e detalhes de scooters. O motor que está acoplado a uma caixa de seis velocidades é um bicilindro paralelo capaz de debitar uma potência de 58,3 cv às 8.500 rpm e um binário de 55 Nm às 6.500 rpm com uma entrega plena (promessa da Italjet) desde as rotações mais baixas. Deve chegar aos concessionários em 2024, mas a solução tem de agradar à maioria dos amantes das maxi-scooters mais poderosas.

Honda X-ADV 750 – Recordista de vendas

A Honda X-ADV abriu novos caminhos em 2016 com esta combinação única de capacidade de moto de aventura e utilidade e praticidade de uma maxi-scooter. As suas especificações incluem 4 modos de pilotagem de série e controle de binário de 3 níveis. Para 2024, a rainha das scooters ADV apresenta duas novas edições especiais nas cores Iridium Grey Metallic e Grand Prix Red. O motor bicilíndrico debita 57.7 cv às 6750 rpm para um binário de 69 Nm às 4750 rpm. No ano passado foi a terceira moto mais vendida da Honda acima dos 350cc. Outra novidade foi a scooter de roda alta SH125i, com uma cor verde neon muito apelativa.


Kymco CV-L6 – Pronta para muitos caminhos

O segmento de scooters de aventura testemunhou um crescimento notável, com participantes importantes como a Honda, Yamaha, Peugeot, SYM e Keeway a introduzirem novos modelos. A Kymco juntou-se agora a este grupo com a CV-L6, uma maxi-scooter robusta e com capacidades off-road. Impulsiona-a o mesmo motor de dois cilindros e 550cc com injeção de combustível, da maxi-scooter AK 550, o qual entrega 51 cavalos de potência.


SYM ADXTG 400 – A estreante aventureira

Com estreia no mercado prevista para 2024, a SYM ADXTG 400 está preparada para fazer uma entrada emocionante no campo crescente das scooters de aventura, apresentando um design arrojado aliado a especificações interessantes. Apresenta um robusto motor de 399cc que entrega o equivalente a 35 cavalos de potência, com um binário máximo declarado de 36 Nm.


Zontes 501 G – Xeque à rainha X-ADV

Entre a cascata de novos produtos na EICMA em Milão, em novembro, muitos passaram despercebidos. Entre eles, uma scooter ao estilo da Honda X-ADV, mas proveniente da China. Trata-se da Zontes 501G, e é provável que em breve chegue ao mercado. Conta com um motor monocilíndrico de 491 cc com uma potência respeitável de 47 cv e um binário máximo de 53 Nm, sendo assim compatível com a licença A2.


VOGE SR1 ADV 125 – Nova crossover

Depois da recentemente apresentada a primeira scooter Voge na cilindrada de 125 cc, na EICMA surpreendeu esta variante “aventureira” que acrescenta a sigla ADV. O objetivo desta nova scooter é poder superar os obstáculos de estradas menos boas e uma utilização “light” em off-road. O motor continua a ser o mesmo monocilíndrico, compacto suave e silencioso que equipa a SR1 básica, com 11,56 cv de potência e dotado de sistema start & stop.

Keeway Vieste 125 XDV – Aventureira urbana

A Keeway Vieste 125 XDV é um modelo com carácter aventureiro e urbano, desenhado com a premissa de ser muito eficaz para utilização em cidade. A nova scooter ADV é impulsionada por um motor monocilíndrico de 124,8cc, capaz de produzir 11,5 cv a 8.750 rpm. Por sua vez, o valor máximo de binário atinge 10,5 Nm às 7.000 rotações.


Vespa Primavera / Sprint – Renovação de estilo

As pequenas Vespas, aquelas que se dedicam principalmente às deslocações urbanas, recebem importantes atualizações sem trair o inconfundível “estilo Vespa”. A Primavera apresenta um guiador redesenhado desde os punhos até à “ponte de controlo”, onde se destaca a instrumentação analógico-digital com um display LCD de 3 polegadas. A Vespa Sprint segue um espírito mais desportivo, enaltecido por elementos estilísticos arrojados, mas do ponto de vista técnico não há diferenças em relação à Primavera.


Yamaha RayZR – Utilitária urbana que promete

A RayZR é um novo modelo que vem enriquecer a vasta gama de scooters da Yamaha. Promete ser de muito fácil utilização e gerenciar, perfeita para se mover facilmente no trânsito. É movida pelo motor monocilíndrico BlueCore de 8 cv, que segundo a empresa é particularmente “limpo” e muito económico nos consumos. Pesa apenas 99 kg – o que a torna na scooter mais leve da Yamaha – dispõe de um espaço de arrumação debaixo do banco e o sistema Start & Stop da RayZR desliga automaticamente o motor quando a scooter pára, melhorando o consumo de combustível até 4%.

