TVS X – A scooter elétrica premium feita na Índia

By on 4 Setembro, 2023

A TVS X é uma scooter eléctrica premium com um ecrã enorme, quadro de alumínio, autonomia de 140 km e velocidade máxima de 105 km/h. É feita na Índia, chegando a esse mercado com um preço equivalente a 2800 euros.

A scooter é um veículo utilitário, ideal para as deslocações urbanas, e por natureza da sua construção, muito fácil de conduzir. Transposto este conceito para a mobilidade elétrica, então a scooter ganha ainda mais predicados, tonando-se ainda mais económica, mais simples de manter, além de silenciosa e ‘limpa’, ou seja, livre de emissões de dióxido de carbono para a atmosfera. É por isso que na Índia, China e outros mercados do sudeste asiático a scooter elétrica se está a propagar cada vez mais, em países que são dos mais poluidores do mundo, com ambientes quase irrespiráveis, conforme reclamam os defensores do ambiente.

A TVS Motors, que entre outros negócios é atual proprietária da Norton Motorcycles, sendo uma das maiores marcas de motos da Índia, acaba de lançar a scooter TVS X – um modelos que no seu design mantém o perfil típico das scooters com motores de combustão… mas que é elétrica. O fabricante trabalhou bem, desde o quadro de alumínio (que chama de Xleton ) até a tela widescreen colorida de 10,2 polegadas. Os números anunciados pela TVS são os seguintes: 140 km de autonomia, 105 km/h de velocidade máxima, 11 kW de potência máxima (o que na Europa lhe daria a equivalência com uma licença A1) e uma aceleração de 0 a 60 km/ h em 4,5 segundos. As rodas são de 12 polegadas em ambos os eixos, com seção de 100 e 110, dianteira e traseira, respectivamente. Para parar a ‘fera’, é utilizado um disco dianteiro de 220 mm apoiado por um disco traseiro de 190mm.

A TVS X é a primeira scooter elétrica vendida na Índia com ABS, portanto perfeitamente adequadas às ‘obrigações europeias’. Já em relação à gigantesca tela de 10,2”, o aplicativo PlayTech permite assistir videogames ou navegar na internet quando a TVS X está parada (algo que não vemos fazer muito sentido). Também não lhe falta o ‘cruise control’ e marcha atrás para as manobras de estacionamento. A bateria tem 4,4 kWh , o que no mundo real é cerca de 3,8 kWh, à qual se soma o motor com 9,39 CV (7 kW) de potência máxima.

Finalmente e quanto ao preço, a scooter elétrica TVS X vai ser vendida por 2.800 euros, uma verdadeira ‘pechincha’ para as bolsas europeias. Em suma, para aqueles que ainda insistem em dizer que estes são países muito atrasados… esqueçam! Na verdade, os mercados do Sudeste Asiático estão a vislumbrar muito mais à frente que no Ocidente… especialmente no Novo Mundo da mobilidade elétrica.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments