Yamaha MT-09 Y-AMT: Uma experiência de condução mais imersiva
Agora, a emocionante condução da MT-09 pode ser experienciada de uma forma totalmente nova com a introdução da MT-09 Y-AMT. Este é o primeiro modelo a apresentar a inovadora Transmissão Manual Automatizada da Yamaha.
Concebida para revolucionar a experiência de condução desportiva, a Y-AMT permite que os condutores se concentrem exclusivamente no emocionante desempenho da MT-09 ao redefinir o processo de mudança de velocidades, podendo ser operadas com os dedos ou de forma totalmente automática.
Equipada com o mesmo motor CP3 de três cilindros de 890 cc da nova MT-09, a MT-09 Y-AMT é a primeira moto a incorporar a transmissão manual automática da Yamaha, que permite ao condutor escolher entre uma caixa de velocidades manual accionada com os dedos e a comodidade de uma mudança de velocidades totalmente automática.
O funcionamento da embraiagem e da caixa de velocidades é acionado por um motor elétrico, o que elimina a necessidade de uma alavanca de embraiagem tradicional e de uma caixa de velocidades operada com o pé, permitindo ao condutor concentrar-se melhor no estilo de condução.
Isto porque, em comparação com os pés, as mãos têm uma melhor ligação ao cérebro e, por isso, são uma das ferramentas mais poderosas que o corpo humano tem à sua disposição a nível tátil.
De facto, as mudanças manuais no guiador não só são mais rápidas, como também requerem menos tempo de reflexo neuromuscular do que uma combinação pé-mão, permitindo ao condutor concentrar-se na aceleração, na travagem, no ângulo de inclinação, na posição do corpo e na aderência dos pneus, de modo a otimizar a condução, especialmente nas curvas.
A MT foi desenvolvida tendo em mente a condução desportiva, permitindo ao condutor efetuar mudanças de velocidade mais rápidas e mais precisas, à medida que procura obter o máximo desempenho.
As alavancas de velocidades são activadas através de um interrutor basculante tátil, posicionado de forma a estar confortavelmente ao alcance da ponta dos dedos da mão esquerda do condutor. Os condutores podem utilizar o polegar e o indicador para aumentar as mudanças com a alavanca de mais (+) e reduzir com a alavanca de menos (-), ou podem optar por utilizar apenas um dedo para uma condução mais desportiva. Utilizando apenas o dedo indicador, podem puxar a alavanca de mais (+) para aumentar a velocidade ou empurrá-la para reduzir, oferecendo a melhor experiência de condução desportiva.
Uma vez que não é necessário utilizar a embraiagem, o condutor pode sincronizar facilmente as mudanças de velocidade, concentrando-se na linha de condução e noutros controlos. Sem o pedal de mudanças tradicionalmente montado, o condutor pode mover a parte inferior do corpo de forma mais ágil, aumentando a sensação de estabilidade nas curvas e criando uma ligação ainda mais tranquilizadora com a moto.
A partir de uma paragem e a baixa velocidade, o sistema Y-AMT controla a embraiagem e a caixa de velocidades, facilitando o controlo da moto durante a condução, as manobras e o trânsito intenso. O sistema suporta totalmente as funções de mudança de velocidades em qualquer um dos modos AT, mas pode ser desativado utilizando a alavanca basculante.
O modo D+ liberta o famoso carácter do motor CP3, permitindo que os regimes elevados do motor sejam mantidos durante mais tempo graças à caixa de seis velocidades. O modo D, por outro lado, oferece uma transmissão totalmente automática mais suave e inspiradora de confiança para uma condução urbana e a baixa velocidade, ideal para deslocações diárias e viagens em que o condutor deseja desfrutar de uma condução mais relaxada.
Durante a condução, é possível alternar facilmente entre os modos MT e AT activando o botão no bloco de controlo do lado direito, permitindo ao condutor dar uma nova vida à MT-09 Y-AMT com um estalar de dedos.
Imagem:https://media.yamaha-motor.eu
0 comments