Yamaha regista patente de embraiagem automática para a futura MT-07
A Yamaha registou a patente de um sistema de embraiagem semi-automática muito interessante, baseado em atuadores eletrónicos. Este sistema chegará ao mercado para competir com o eficaz E-Cluth da Honda.
A nova embraiagem semiautomática da Yamaha, patenteada em príncipio para a naked MT-07, chegará num futuro próximo para competir diretamente com o inovador sistema E-Clutch da Honda que se estreou este ano nos modelos CB650R e CBR650R.
Com esta patente, a Yamaha procura oferecer uma alternativa mais acessível e simples às complexas transmissões semiautomáticas, como, por exemplo, o sistema DCT (Double Clutch Transmission) da Honda .
Enquanto a E-Clutch da Honda se distingue pelo seu design híbrido inteligente, mantendo uma alavanca de embraiagem tradicional para aqueles momentos em que o uso manual é preferido, e contando com o pé esquerdo do condutor para mudar de velocidade, a versão da Yamaha tem uma abordagem mais convencional para o semiautomático. Na verdade, elimina o pedal acionado pelo pé e a alavanca esquerda da embreagem, substituindo-os por um conjunto de botões montados no guiador.
Na verdade este não é um território desconhecido para a Yamaha, pois em 2006 introduziu o seu sistema YCC-S (Yamaha Chip Controlled Shifting) na FJR1300, automatizando a embraiagem e as mudanças de velocidades de uma transmissão convencional.
Agora, como estamos a contar, tudo indica que a Yamaha está a seguir o mesmo caminho ao desenvolver a sua própria configuração para a MT-07 e as suas variantes. Porém, a inovação presente no novo pedido de patente da MT-07 está na disposição dos atuadores e da eletrónica de controle, e não no conceito de mudança semiautomática em si.
0 comments