Calendário saiu da reunião da Comissão de Mototurismo com os clubes
Numa altura em que se começam a anotar os eventos nas agendas de 2026, nada como reservar as datas para as maiores aventuras mototurísticas nacionais, seja por estrada, todo-o-terreno ou mesmo para as máquinas mais clássicas.
É que já são conhecidas as datas dos eventos Portugal de Lés-a-Lés, confirmados na reunião da Comissão de Mototurismo da Federação de Motociclismo de Portugal, na Covilhã, onde foram ainda agendados outros marcos anuais importantes para os adeptos do motociclismo turístico.

Assim, entre 30 de abril e 3 de maio, terá lugar o 2º Portugal de Lés-a-Lés Classic, que cumprirá três etapas com extensão sempre abaixo dos 200 km porque o importante é descobrir novas paisagens ao ritmo das máquinas mais antigas, aproveitando para conviver e conhecer museus e outros pontos de interesse para os amantes das clássicas. Quanto ao percurso, depois da edição inaugural por terras nortenhas, de Bragança a Lamego, com passagem por Chaves e Famalicão, serão as estradas do Centro de Portugal a acolher o pelotão de motos com mais de 30 anos, onde não faltam verdadeiras joias sobre rodas.
Cerca de um mês depois, a 10 de junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, juntam-se os mototuristas em Faro para dar início ao 28º Portugal de Lés-a-Lés que levará mais de 2.000 motos até ao norte do País, ao longo de três etapas que, como sempre, prometem grande intensidade turística. Das paisagens deslumbrantes à rica gastronomia, das acolhedoras gentes ao histórico património de aldeias, vilas e cidades.

Bem diferente será o espírito do 11º Portugal de Lés-a-Lés Off-Road que, de 1 a 4 de outubro, atravessará o mapa continental, como habitualmente de Norte para Sul, congregando as maiores dificuldades serranas no primeiro dia quando o corpo ainda está fresco…
Mas a reunião da Comissão de Mototurismo ratificou ainda a data do Dia do Motociclista, 12 de abril, tendo como palco a cidade de Espinho, além do calendário de Moto-Ralis e das Concentrações realizadas sob a égide da FMP.

Agora já sabem, seja nas agendas para 2026 à moda antiga, em papel, ou nas modernas agendas eletrónicas do telemóvel, nada como assinalar as datas para não perder pitada dos maiores eventos mototurísticos em solo lusitano.
















