Subscreva a nossa Newsletter

Email Marketing by E-goi

Aprender a andar de MOTO: Um dia com a ACM (Vídeo)

By on 8 Agosto, 2024

No final do mês de Julho, estivemos em Mafra com a ACM para perceber como se pode dominar uma moto, criando capacidade para controlar as mais diversas situações que possam acontecer quando circulamos na via pública. Foi um dia em cheio, onde o nosso Diretor Geral, Nuno Gomes, teve a oportunidade de colocar à provas as capacidades da CFMOTO 450 MT e também as suas.

Um futuro melhor, com #sinistralidadezero

O objetivo da ACM é claro. Formar pessoas e motociclistas para que a sinistralidade nas estradas diminua e possa mesmo chegar a zero. Não sendo possível, naturalmente, controlar todos os condutores, pelo menos aqueles que passam pela ACM têm deixado bons indicadores à academia. “Não temos conhecimento de qualquer aluno nosso que tenha sido interveniente no acidente, pelo menos aquilo que nós sabemos. Portanto, já é um primeiro passo importante.” Domingos Simões diz ainda que é importante “atacar” a base e aguardar um pouco para que dê frutos. “Eu acho que o problema está a montante e não jusante. Nós temos de atacar o problema é no início e não agora quando… Os miúdos são uma fonte de influência para os pais. Se os pais tiverem um mau comportamento no carro, eles notam. Não podes fazer isso. Pai vai devagar. Vai devagar porque vão lá uns senhores à escola dizer que temos de usar cinto e temos de andar devagar. Isto é importante. Este trabalho, dá trabalho, dá… E demora muito tempo. Estas pessoas saem daqui… nós formamos por ano entre as 1500 a 1600 pessoas, isto vai dar frutos. Obrigatoriamente vai dar. Obrigatoriamente. Não é amanhã, mas se calhar daqui a 3, 4, 5 anos.”

Conhecimento não ocupa lugar

Depois de um dia bem cheio de informação, ficámos esclarecidos e conseguimos perceber bem a importância da formação, e da boa formação. Foi gratificante estar de fora a assistir e a tirar notas, enquanto se via claramente a evolução de diversos participantes que chegaram ao curso já como “condutores feitos” e perceberam rapidamente que tinham muito para aprender (não temos todos?), para que consigam dominar em pleno as suas motos e estar mais preparados para qualquer eventualidade que possa surgir na estrada. Uns mais experientes, outros nem tanto, mas a verdade é que todos mostraram uma evolução clara no domínio das suas motos, valorizando assim o trabalho que é feito pelos excelentes profissionais que colaboram com este projeto. Em jeito de nota final, deixar apenas o nome de todos eles, que para além de excelentes formadores, são excelentes pessoas com um objetivo comum e uma missão com foco em melhorar a segurança de todos nós que circulamos diariamente na estrada . Por isso, um obrigado ao Nuno Batista, Nuno Campos, Carlos Perdigão, António Fonseca, Carlos Ginja, Joana Marques e Domingos Simões, por realizarem este trabalho e contribuírem para uma estrada mais segura.

O texto completo com informação completar sobre os diversos módulos ACM e também aquilo que foram os desafios do dia passado em Mafra, estará em breve nas bancas nas páginas da Revista Motos. Fiquem atentos!

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments