Londres ‘Bike Shed’ 2023: Uma Meca de muitas paixões
Observando os milhares de visitantes que anualmente enchem as Tobacco Docks de Londres para o Bike Shed Show, é incrível ver o que pode crescer a partir de uma simples paixão por motos. Trata-se de um evento imperdível, a que se deve ir, nem que seja uma vez na vida!
O Bike Shed começou como um blog de motos personalizadas em 2011, mas acabou a tornar-se num imperdível espaço de veraneio, de motos e equipamentos, não faltando restaurantes, bares, espaços de tatuagem nos diversos pavilhões recuperados das ‘Docas do Tabaco’ londrinas. O evento aberto ao público aconteceu pela primeira vez em Londres e expandiu-se para Los Angeles no ano passado. Agora, a marca já realizou mais de 13 edições entre Londres e Paris, sendo seguro dizer que já encheram o copo até verter. Tanto assim é que o Bike Shed Show é ponto assente no calendário de muitos customizadores, como o prazo para qualquer projeto novo em que estejam a trabalhar.
O Bike Shed Show não apenas apresenta uma tonelada de motos customizadas com muita variedade, mas também tem música ao vivo, boa comida, tem a presença dos principais customizadores de todo o mundo e painéis de discussão com marcas e construtores sobre o futuro do mundo moto.
A edição deste ano
A mostra deste ano em Londres aconteceu no final de maio no Tobacco Docks, um grande armazém de dois andares construído em 1812. Passarelas de pedra levam de sala em sala, cada uma hospedando uma variedade diferente de motos personalizadas. A ‘Grande Galeria’ é para construtores de garagem sem lojas conhecidas, com construções mais populares no térreo em ‘Shed Row’. Minimotos e motos elétricas estão na ‘Sala do Futuro’ onde entre uma bebida e outra se conversa e debate os temas do momento, assim como os que aí veem…
Por exemplo, não se surpreenda se sentar-se e a seu lado estiver uma Suzuki com 430 cv para bater recordes, bem ao lado uma Triumph Tiger, uma Honda Cub ou uma moto elétrica reclinada Sinclair C5. Outros destaques incluem motores e quadro modernos, envolvidos corpos de superbikes dos anos 80, uma scooter movida por um motor KTM LC4, ou até mesmo uma moto totalmente virtual que ali pode ser desenhada pelo mais comum dos mortais.
As marcas presentes
As principais marcas de motos também apoiam este evento. Como exemplo, uma dúzia de BMW R 18 customizadas formavam um círculo no meio do andar de baixo – perfeitamente visíveis da varanda superior, mas fáceis de alcançar para uma inspeção mais detalhada se descermos ao piso inferior. Desde uma cruiser personalizada a uma construção inspirada no ‘flat track’, há aqui literalmente de tudo para nos supreender.
A Indian por exemplo, revelou a colaboração personalizada entre a Cheetah e a Sideburn Magazine – uma FTR 1200 monocoque com incríveis detalhes gravados à mão e embutidos em pedra. A nova Norton V4CR da Norton Motorcycle apareceu pela primeira vez, mostrando uma nova versão inspirada em café racer da desportiva V4 de alto desempenho da marca. E a Royal Enfield trouxe algumas motos de seu próprio programa de customização.
O amplo local era fácil de navegar e parecia que, onde quer que estivessemos, não estava muito longe de um bar ou WC. Camiões de comida estavam em fileira nas docas do lado de fora do local, oferecendo de tudo, desde massas frescas feitas à mão até frango frito coreano ou churrasco defumado. Houve serigrafia ao vivo, pintura de blusões de couro e até mesmo um artista a fazer um esboço a lápis preto e branco fotorrealista. Ali, estamos literalmente num mundo à parte e de sonho.
O Bike Shed Show foi de sexta à noite a domingo à noite, mas os locais do Bike Shed em Londres e Los Angeles são estruturas permanentes, com motos personalizadas em exibição o ano todo. O próximo show da Bike Shed já está a ser planeado, será em LA.
0 comments