EICMA 2023: Motos e scooters elétricas presentes na EICMA

By on 16 Novembro, 2023

Zero Motorcycles apresentou as novas SR, DSR/X, S, DS e DSR

Na EICMA 2023 a líder de mercado Zero Motorcycles revelou a nova “S”, baseada na plataforma de alto desempenho de suas irmãs maiores, mas registado como 11 kW. A nova Zero de 2024 é capaz de oferecer uma relação imbatível entre custo de utilização e autonomia disponível, definida na Califórnia como “range for dólar” , graças ao novo motor Z-Force 75-7. Para a nova Zero S é declarada autonomia de até 248 km no ciclo urbano. A gestão eletrónica do motor é ajustável para maximizar o desempenho ou otimizar a autonomia, mas em ambos os casos a aceleração desde a paralisação, bem como a recuperação a partir de baixas velocidades, colocam a “S” ao nível de uma naked bike com potência declarada superior.

Entre os modelos da gama Street que sofreram uma evolução a favor dos potenciais utilizadores está também a SR , que para a temporada de 2024 estará disponível de série na configuração para quem obteve a carta de condução A2, mas com a possibilidade de uma atualização tendo em vista a transição para a licença A. A SR continua assim a ser a moto elétrica mais flexível e personalizável do mercado, graças ao potencial de atualização em termos de capacidade da bateria e potência instalada.

A família Zero “Dual Sport” que tem como ponta de lança a moto de aventura DSR/X, que na versão MY24 está equipada com rodas raiadas de série e pneus Pirelli Scorpion, apresenta duas motos construídas na mesma plataforma mas dedicadas aos titulares de carta de condução A1 ou B e A2: a DS e a DSR. Na gama de  11 kW a Zero S, Zero DS e a supermotard Zero FXE são os modelos oferecidos com potência limitada a 11 kW.

Tromox MC10 Street X e MC10 Trail X, elétricas divertidas e ao alcance de todos

A TROMOX Technology Co. Ltd é uma empresa chinesa inovadora com sede em Hangzhou, Zhejiang, comprometida em criar uma nova maneira de se movimentar e se divertir. A EICMA viu a estreia mundial da nova TROMOX MC10, uma moto elétrica da marca chinesa que oferece até 130 km de autonomia, disponível em duas versões: MC10 StreetX com características mais voltadas para a rua e MC10 TrailX com mais características “aventureiras”. São dois modelos pensados ​​principalmente para a mobilidade urbana, mas que não dispensam as viagens fora da cidade. No caso do MC10 TrailX, esta também permitem colocar rodas em qualquer lugar, com facilidade.

Os modelos TROMOX possuem um design minimalista, elegante e essencial. O quadro perimetral de alumínio literalmente “abraça” as duas baterias grandes e o trem de força. A atenção à ergonomia também está no selim fino mas acolhedor, e no belo guiador elevado em alumínio, que tornam este modelo MC10, nas duas versões StreetX e TrailX, adequado àsnecessidades de mobilidade urbana sustentável, sem no entanto sacrificar a beleza estética.

O motor de 11 kW (12,5 kW para o MC10 Trail) oferecer uma autonomia declarada de aproximadamente 130 km, o que  torna esta moto elétrica ideal para viagens curtas fora da cidade. A TROMOX MC10 está equipada com uma forquilha invertida (ajustável no caso do MC10 TrailX), pneus nos tamanhos 80/100-19″ na frente e 90/90/18″ na traseira. Para máxima segurança de condução, o sistema de travagem estritamente a disco está equipado com travagem combinada CBS.

Ultraviolette F77, F99: Da Índia para o mundo

A EICMA foi uma oportunidade para a empresa indiana Ultraviolette se apresentar ao mercado internacional com suas últimas novidades. Começando com o lançamento da Ultraviolette F77 e a estreia mundial da nova F99 Factory Racing Platform, esta é alimentada por um motor elétrico capaz de debitar 40 cv e 100 Nm de binário. A a F77 pode ser conduzida com licença A1 ou A2, sendo a primeira moto elétrica da Índia com bateria de última geração de 10,3 kWh. Disponível em três variantes – Shadow, Laser e Astrike – poderá ser reservada a partir de 15 de novembro no site oficial, começando as entregas a partir do segundo trimestre de 2024.

Mas isto não é tudo. A empresa apresentou na EICMA a nova F99, uma moto elétrica poderosa, que faz da aerodinâmica o seu principal trunfo. Com um coeficiente de arrasto de 0,45 e presença do Air-Blade, a F99 atinge 265 km/h e é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 3 segundos. Tem potência máxima de 120 cv, pesa 178 kg e tem previsão de chegada ao mercado em 2025.

Velocifero Race-X, do protótipo à realidade

A Race-X da Velocifero é uma scrambler elétrica, caracterizada por tempos de carregamento rápidos e um alcance de até 170 km. Do protótipo à realidade, a Velocifero já tinha apresentado o protótipo Race-X na edição EICMA do ano passado e agora os visitantes poderam admirar o resultado final. O modelo entrará em produção em maio de 2024.

O motor pode ser personalizado graças a quatro Riding Modes: P, Eco, Sport e Sport +. A bateria tem capacidade de 6,48 kWh e pode ser totalmente recarregada em 2,5 horas numa tomada comum de 110-240 volts ou, como algumas concorrentes, em estações públicas de carregamento de corrente alternada (CA).

O quadro conta com uma forquilha invertida na dianteira, combinada com um único amortecedor no braço oscilante construído em alumínio. As rodas têm diâmetro de 17” na dianteira e 15” na traseira, com pneus 160/60. Por fim, a Velocifero pode ser conduzida até mesmo por utilizadores com 16 anos de idade.

Volt Lacama, lutadora de rua

A Lacama é a nova streetfighter elétrica concebida pelos técnicos italianos da Volt. Disponível em duas variantes, Hyperlight e Hypersport , ambas configuradas de monolugar a bilugar graças à ciclística cambiável e a um sistema de ajuste rápido de cinco parafusos.

O quadro é único no panorama das motos e é feito de uma única fundição de alumínio. A versão Hypersport atinge uma potência de 150 cv e um valor máximo de binário de 230 Nm, enquanto a variante Hyperlight atinge 82 cv para 170 Nm de binário. Estão disponíveis quatro modos de pilotagem: Wet, Eco, Sport, Rocket, juntamente com quatro níveis de recuperação de energia.

Com o carregador de bateria integrado e o cabo Type2-Schuko fornecido com a caixa de controle, o carregamento da bateria é simples e intuitivo. Uma tomada doméstica comum ou a estação de carregamento mais próxima é suficiente para abastecer de energia.

E para quem deseja vivenciar aventuras sem limites, está disponível o sistema de carregamento FAST CCS, que permite ao motociclista recarregar em 45 minutos conectando-se a uma estação de carregamento DC. A velocidade de carregamento está sempre visível na tela TFT de 5″ com mais de 16 milhões de cores.

Verge Motorcycles apresenta a nova TS

A nova Verge TS é uma moto elétrica capaz de desempenho fora do comum: 1.000 Nm de binário, 2,5 segundos dos 0 a 100 km/h, 375 km de autonomia e 25 minutos para carregamento rápido da bateria até 80%. A par destes números recordes adopta soluções técnicas também extraordinárias.

Na verdade o motor está integrado na roda traseira, mais precisamente no seu aro (sem cubo). Como resultado apenas as baterias ficam alojadas no quadro das TS, e graças a esta configuração, todos os componentes do sistema de transmissão foram eliminados.

Lambretta Elettra, um estilo com 77 anos de história

A Lambretta aproveitou a edição EICMA deste ano para apresentar em estreia mundial a nova scooter Elettra, uma scooter que pretende ser a companheira perfeita para a mobilidade urbana de hoje. Do  conceito à realidade, esta sofisticada scooter elétrica entrará em produção em breve . Do ponto de vista estético, a Lambretta Elettra evolui o design dos seus antepassados, revelando linhas dianteiras nítidas e afirmativas. Além da forma refinada e mais suave dos volumes traseiros , destaca-se a unidade de iluminação LED. A scooter é movida por um motor elétrico de 11 kW ou 15 cavalos.

O tempo de carregamento da bateria (lítio, 4,6 kWh) é respectivamente de aproximadamente 5h30′ com sistema doméstico de 220V e reduzido para aproximadamente 35 minutos com ‘carga rápida’ em local público (até 80%). A altura do assento é de 780 mm e seu peso em ordem de marcha é de 135 kg, enquanto a sua velocidade máxima é de aproximadamente 110 km/h .

Velca One e Tramontana S

A EICMA 2023 representa para a Velca, marca espanhola jovem e em rápido crescimento, especializada na produção de veículos eléctricos, uma passarela exclusiva para promover o seu negócio e ao mesmo tempo iniciar o seu processo de “internacionalização” com os olhos postos nos mercados de Itália, França e Alemanha ( nesta primeira fase). As cartas vencedoras dos veículos Velca são principalmente design exclusivo, alta qualidade e preços acessíveis ; além disso, um serviço pós-venda preciso e, por último mas não menos importante, o objetivo da empresa de proporcionar aos utilizadores uma experiência gratificante na condução dos seus veículos.

Produtos top de linha da marca, a One e Tramontana S. A primeira é uma scooter que promete 220 km de autonomia, a uma velocidade de 125 km/h; está equipado com ABS, pneus Michelin e conexão Bluetooth. Por outro lado, para as deslocações urbanas e para quem procura um veículo que combine na perfeição tecnologia e design, a Velca desenhou o Tramontana S , um veículo de 125 cc caracterizado por um visual retro, com 90 km de autonomia a uma velocidade de 90 km/h.

Nerva amplia a sua gama de e-scooters para 2024

A jovem e inovadora marca espanhola Nerve , especializada em mobilidade elétrica e sustentável, apresentou na EICMA três novas e-scooters com muita tecnologia. Primeira da lista, a EXE II apresenta um caráter intenso em termos de design e está equipado com a bateria Blade com capacidade de 7,83 kWh. O novo carregador de 3,3 kWh fornecido de série promete uma carga completa em apenas 2,4 horas e uma carga de 80% em 2 horas.

O novo motor refrigerado a líquido possui uma potência máxima de 11 kW com uma potência de pico de 19 kW. A velocidade máxima é de 130 km/h, enquanto a autonomia varia de 180 km no modo “Eco” , a 140 km no modo “Normal” e 90 km na configuração “Sport”. Outros recursos da EXE II incluem o painel de instrumentos OLED de 8,8 polegadas , partida sem chave, controle de tração e sistema de diagnóstico remoto integrado.

A Nerva adicionou mais dois modelos à sua nova gama 2024: a scooter monolugar Cargo, destinada a operadores empresariais e que necessitam de circular com um veículo com capacidade de carga razoável, e a Lift, desenhada para jovens nas suas deslocações urbanas .

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments