KTM desloca produção para a China e Índia
O Pierer Mobility Group, um dos grandes fabricantes europeus no mercado de duas rodas, alcançou um sucesso notável no primeiro semestre de 2023 com 190.293 motos vendidas – um aumento de 16,5% em relação a 2022. Contúdo, face a uma previsão de contração do mercado em 2024, vai deslocar uma parte considerável da sua produção para a China e Índia.
Olhando para 2024 e de acordo com relatos que circulam na web, o grupo pretende fortalecer a sua posição com a venda das marcas de bicicletas R Raymon e Felt e com foco na produção de bicicletas elétricas Husqvarna e GasGas.
Esta decisão estratégica concentra esforços nas principais marcas de motos: KTM, GasGas, Husqvarna e MV Agusta. Simultaneamente, o grupo planeia cortar 300 postos de trabalho nas fábricas austríacas e transferir a produção para parcerias na Índia (com Bajaj) e na China (com a CFMoto), juntamente com a deslocalização de algumas atividades de I&D.
Este movimento é motivado por uma análise da situação económica da Europa, antecipando uma contracção em 2024, particularmente com o Banco Central Europeu a manter as actuais taxas de juro. Apesar dos desafios económicos, a sólida liquidez do grupo permite apoiar concessionários e fornecedores, fazendo de 2024 um ano de consolidação.
A decisão de transferir a produção para a China é justificada por uma colaboração positiva com a CFMoto. Os modelos de média cilindrada 790 Duke e 790 Adventure já foram transferidos para a China, capitalizando custos de produção mais baixos e aumentando a presença da KTM nos mercados do Extremo Oriente.
O Pierer Mobility Group e a CFMoto planeiam dobrar a produção conjunta de 50 mil para 100 mil unidades. O conselho permanece otimista quanto à manutenção dos níveis de vendas de 2023 em 2024, visando uma margem EBIT (lucro antes dos juros e impostos) de 5 a 7 por cento. Para garantir a rentabilidade, a gestão planeia medidas de corte de custos em 2024.
Expressando confiança no legado da MV Agusta, o Pierer Mobility Group destaca o sucesso do novo modelo de aventura MV Agusta LXP Orioli com motor de três cilindros de 900 cc. Para aumentar a presença global da MV Agusta, os modelos serão distribuídos através da rede de concessionários Pierer Mobility Group.
Finalmente, a opção de compra para a KTM AG adquirir uma participação majoritária na MV Agusta, com base nas demonstrações financeiras anuais de 31 de dezembro de 2025, será exercida na primavera de 2026 – um ponto de viragem significativo para a lenda italiana, encerrando anos de dificuldades financeiras e incerteza.
0 comments