A BMW já tem a sua própria transmissão automática – a ASA
As motos da BMW sobem um degrau em inovação e conforto com o novo Automated Shift Assist (ASA) que a marca alemã apresentou recentemente como protótipo. Estará disponível muito em breve.
A marca alemã afirma que está a trabalhar neste projeto há cinco anos, com o objetivo de evoluir os seus sistemas de troca rápida de subida/descida de mudanças para uma transmissão totalmente automática, com um modo “manual” onde o condutor pode livremente selecionar a engrenagem que deseja. O novo sistema, em forma de pré-produção, foi experimentado numa adventure BMW R1300GS nos arredores de Munique.
O Automated Shift Assistant (ASA) é um sistema de embraiagem com troca de mudanças manual ou automatizada, com o objetivo de trazer mais conforto e prazer à condução. Não é necessária uma alavanca manual para operar a embraiagem manualmente. O arranque, a paragem e as manobras são simplificados com este sistema. Além disso, melhora as sensações de condução graças às sequências de mudança rápidas, adaptadas às rotações e à carga, e às mudanças de velocidade precisas resultantes
Conduzindo com o Automated Shift Assistant a carga de trabalho do condutor é reduzida ao mínimo. Além disso, o ASA cria uma ligação ainda mais direta ao potente motor boxer, uma vez que o funcionamento da embraiagem facilita o controlo através do punho do acelerador e do selector de pedal da caixa.
Acionando o modo “M” (manual) no lado esquerdo do guiador, as mudanças de marcha ainda podem ser feitas com o pedal, permitindo ao condutor decidir quando mudar de marcha. No modo “D” (automático), o Assistente de Mudança Automática entra em ação. Os pontos de mudança são selecionados automaticamente pela unidade de controle do motor. Nos modos “M” e “D”, o condutor beneficia de mudanças de velocidade perfeitamente executadas com uma quebra suave na tração. O resultado é uma aceleração eficiente da moto e maior estabilidade de condução.
Ao mudar de mudança, por exemplo, o solavanco normalmente associado a uma caixa de velocidade com embraiagem manual deixa de existir. As reduções na caixa automática também foram projetadas para serem tão suaves quanto possível, minimizando perturbações na moto. As características específicas da função de transmissão automática são atribuídas aos diferentes modos de condução para garantir um comportamento perfeito em todas as situações. Combinado com o Cruise Control Ativo ou o Aviso de Colisão Frontal, a sinergia destas funções dá vida ao futuro do motociclismo.
Embraiagem e mudanças automatizadas para uma nova experiência de condução
Em situações de condução difíceis, utilizar a embraiagem e o acelerador requer muita concentração. Se por exemplo estiver a viajar com bagagem e talvez passageiro, usar a embraiagem e a caixa de velocidade exige alguma atenção extra. Com o Automated Shift Assistant, o condutor mantém o controlo e tem mais liberdade em todas essas situações de condução. Andar de moto torna-se uma experiência mais descontraída e agradável, de acordo com a BMW Motorrad.
Também o potente motor boxer permite uma travagem quase sem esforço em subidas, por exemplo, graças ao acionamento automático da embraiagem, o que também resulta num melhor controlo do veículo fora de estrada ou em superfícies difíceis.
O prazer de conduzir ganha um significado totalmente novo quando escolhe o modo “D” automatizado. As mudanças selecionadas de maneira ideal criam uma nova sensação de condução e uma experiência mais intensa. A relação correta é selecionada automaticamente com base nas necessidades de condução individuais do condutor, para uma experiência de condução harmoniosa e suave.
Atuadores eletromecânicos de embraiagem combinados com controles eletrónicos sofisticados
O Automated Shift Assistant é a evolução lógica e técnica do BMW Motorrad Shift Assistant Pro. Dois atuadores eletromecânicos operam a embraiagem e a caixa, permitindo arranques fáceis e mudanças automatizadas. A solicitação de mudança do condutor é transmitida à unidade de controle através de um sensor na alavanca de mudanças, que é acionada pela alavanca de caixa convencional operada com o pé. Outros sensores determinam a velocidade do eixo de transmissão e a posição da embraiagem. Esses valores são transmitidos ao TCU (Transmission Control Unit), sistema conectado à unidade de controle do motor, para modelagem e controle da embraiagem, funcionamento e estado da caixa.
A embraiagem é acionada por um atuador eletromecânico combinado com um sistema hidráulico com conexão direta entre os cilindros mestre e escravo da embraiagem. Esse atuador ajusta o deslizamento necessário da embraiagem, engata a embraiagem ao mudar de relação e desengata-a ao parar.
No modo de mudança manual “M”, o condutor pode mover a alavanca da caixa na direção desejada da maneira usual. Se as rotações na mudanças desejada estiverem dentro da faixa de rotação máxima ou mínima, a mudança é feita diretamente. Se a rotação do motor cair abaixo da marcha lenta dependente da caixa de velocidades, as reduções de marcha serão realizadas automaticamente, mesmo no modo manual. Isso evita que o motor pare. No modo “D”, as mudanças são trocadas automaticamente com base no modo de pilotagem, rotação do motor, posição do acelerador e parâmetros do ângulo de inclinação. As mudanças são então trocadas de acordo com a situação de condução e os requisitos dinâmicos.
No fundo, estamos a falar de um sistema automático de mudança de marchas muito próximo do DCT (Dual Clutch Transmission) da Honda.
Cinco vantagens do Automatic Shift Assistant (ASA)
- Elimina completamente a necessidade de operar a embraiagem.
- Mudanças de marcha dinâmicas e confortáveis para maior prazer de condução.
- Possibilidade de escolher entre transmissão manual ou automática.
- Adapta automaticamente as mudanças de marcha às preferências dinâmicas do piloto no modo “D” automático.
- Elimina a possibilidade de paragem do motor devido a mudanças de relação desfavoráveis.
0 comments