Yamaha explora a energia do hidrogénio para projetos futuros
Num mundo onde os veículos elétricos estão cada vez mais omnipresentes à nossa volta, a Yamaha está a seguir uma segunda via ao explorar o potencial do hidrogénio como alternativa aos motores alimentados a gasolina.
Os esforços da Yamaha no espaço elétrico são evidentes, com investimentos significativos no desenvolvimento de motores elétricos e tecnologia de bateria. No entanto, a empresa japonesa está em simultaneo focada no seu programa de combustível eletrónico, com o objetivo de encontrar múltiplas alternativas aos tradicionais motores de combustão interna.
Em entrevista ao Japan Times, o presidente e CEO da Yamaha, Yoshihirro Hidaka, enfatizou a importância de manter uma ampla gama de possibilidades abertas para alcançar a neutralidade de carbono. Hidaka afirmou: “Gostaríamos de manter muitas possibilidades – oportunidades – para alcançar a neutralidade de carbono”.
A Yamaha foi pioneira a encontrar o caminho para uma mobilidade sustentável com os seus carros de golfe movidos a baterias
Entre as possíveis alternativas exploradas pela Yamaha está o hidrogénio. Embora os veículos elétricos tenham ganha um apelo generalizado, o potencial do hidrogénio está a ser muitas vezes negligenciado. A visão da Yamaha para a energia do hidrogénio envolve a preservação do motor de combustão interna. Hidaka mencionou: “Entre os fabricantes de veículos de duas rodas do Japão, quase não havia testes de hidrogénio além da tecnologia elétrica, então assumimos a liderança e construímos a instalação para testar a tecnologia de bateria e hidrogénio, bem como combustível neutro em carbono”.
Protótipo de um veículo movido a hidrogénio da marca japonesa
A Yamaha tem experiência anterior com motores de combustão movidos a hidrogénio, tendo colaborado com a Toyota para desenvolver o motor para o primeiro carro de corrida de hidrogénio refrigerado a líquido do mundo. Em maio de 2023, o Toyota Corolla H2 Concept completou com sucesso um evento de resistência de 24 horas no Fuji International Speedway, uma conquista inovadora tanto no setor motorizado quanto no mundo do automobilismo.
Em paralelo com os avanços na electrificação da sua gama, a Yamaha avança no campo do hidrogénio como alternativa aos combustíveis fósseis
Apesar do seu elevado potencial, o combustível de hidrogénio apresenta algumas desvantagens. Atualmente, não é tão eficiente em termos de combustível quanto a gasolina tradicional e, para além disso, a infraestrutura para compactar hidrogénio e reabastecer veículos não é tão difundida quanto os carregadores de veículos elétricos, tornando-se uma tecnologia de nicho por enquanto.
No entanto, os veículos elétricos também já foram considerados um nicho e foram ganhando cada vez mais aceitação mundial, rapidamente em poucos anos. Portanto, devemos encarar esta aposta da Yamaha em explorar o hidrogénio, como um passo em frente no futuro.
Marcas como a Yamaha, Kawasaki, Toyota, Honda e Suzuki já assinaram acordos de colaboração no Japão para o desenvolvimento de novas tecnologias em torno do hidrogénio
0 comments