Só falta uma moto para o instalar
Na sequência da Feira chinesa CIMA há uns meses, surgiram mais recentemente imagens que mostram um novo motor da marca Benda, mantendo o tema pouco convencional estabelecido pela sua cruiser de quatro cilindros em linha LFC700, mas desta uma unidade de 6 cilindros em linha.

Será que vem aí uma nova super-tourer de seis cilindros da Benda? Um tal motor, de seis cilindros em linha e quase 2 litros de cilindrada, poderia equipar uma nova super cruiser ou uma moto de turismo premium.
O motor em questão é um seis cilindros em linha inclinados para diante, com 1.700 cc e dimensões semelhantes, mas não idênticas, às que se encontram na BMW K1600. (abaixo)
De facto, o diâmetro do pistão é supostamente o mesmo, 72 mm, embora com mais 1,5 mm de curso, o motor Benda atinja uma capacidade geral ligeiramente superior.
Tal como o motor BMW, o motor Benda emprega uma configuração inclinada para a frente, algo que ajuda a esconder parte do peso do motor graças a uma ligeira redução do centro de gravidade. E isso é fundamental para um motor tão grande… mas exatamente onde o motor acabará por residir ainda não se sabe.

Como a Benda tem claramente uma propensão para instalar motores invulgares em chassis não convencionais – veja-se a LFC700 mencionada anteriormente – podemos ver a marca chinesa a revelar alguma super cruiser de aspeto selvagem, ao estilo Honda Rune, embora a aposta mais inteligente seja algo um pouco mais convencional.
Com a Benda a navegar tão perto do design original do motor BMW, pode ser que a equipa de projetistas esteja de olho numa nova super tourer mais alinhada com a K1600. E há mais evidências que o comprovam.
Acoplada ao motor, estará uma caixa de velocidades eletromecânica de dupla embraiagem, o mesmo tipo de tecnologia super suave que encontramos nas motos topo de gama da Honda.
Com a confirmação desta notícia, parece totalmente provável que pelo menos a primeira moto a ter este motor esteja na categoria de turismo.
O que não sabemos sobre o motor são especificações precisas, como a potência máxima, o binário ou quanto pesa a peça de metal.
Sabemos que a unidade da BMW produz 160 cv e uns impressionantes 176 Nm de binário. Se a Benda conseguir chegar perto disso, podem estar certos de que é uma aposta ganha.
















