Num fim de semana em que tudo aconteceu em Lisboa e em Portugal – desde vias cortadas por causa dos festejos no Marquês do Pombal no sábado, às eleições legislativas no domingo – a 9ª edição do Lisbon Motorcycle Film Fest conseguiu convencer quase 1.500 pessoas a entrar nas várias sessões, que decorreram ao longo dos três dias no Cinema São Jorge. Este é sem dúvida um número que superou as nossas melhores expectativas.
Sexta-feira abrimos com um filme que comoveu a audiência – “Angels of Dirt” – que conta a história dramática de uma jovem piloto americana. No final da sessão tivemos a oportunidade de ouvir a realizadora Wendy Schneider, que escolheu o nosso evento para iniciar a sua tour europeia de exibições.

Para elevar os ânimos, ligámos as motos e fizemo-nos à estrada na já icónica Lisbon Night Ride, que este ano teve o patrocínio da Ducati. De louvar e agradecer o comportamento exemplar dos quase 1.000 motociclistas que desfilaram pelas ruas de Lisboa, sempre na boa e segura companhia dos elementos da Esquadra Moto da Divisão de Trânsito da PSP de Lisboa, liderados pelo Chefe Simões.
Este passeio noturno começou e terminou no Cinema São Jorge, onde o primeiro dia do evento culminou com uma festa de música rock, para abanar o capacete, literalmente! Ou não fosse esta da responsabilidade da Nexx Helmets, que convidou a dupla de Djs Paty Plum & Quiet Nuno.
Sábado à tarde, abrimos as portas da Sala 2 com uma interessante conversa sobre a primeira moto elétrica de competição construída em Portugal, por um grupo de estudantes do Instituto Superior Técnico. Depois subimos até à Sala Manoel de Oliveira para ver a primeira sessão de curtas desta edição, que contou com a presença de vários realizadores.

Enquanto lá fora se decidia o campeão nacional de futebol, na Sala 2 do Cinema São Jorge – que ficou pequena e nos obrigou a mudar para a Sala 3 – vivíamos talvez o momento mais aguardado desta edição: uma conversa com um ilustre convidado, conhecido e reconhecido internacionalmente por quase todos os motociclistas que apreciam fazer viagens longas – Charley Boorman, um aventureiro das duas rodas, protagonista da série documental de viagens de moto “Long Way”, juntamente com o seu amigo de infância, Ewan McGregor. Charley é um verdadeiro cavalheiro, sempre disponível para uma selfie com os seus fãs, e um contador de histórias nato – por nós e pelas quase 200 pessoas que assistiram à Talk, teríamos ficado a ouvi-lo mais uma ou duas horas.

O segundo dia do festival, terminou com uma sessão noturna composta por dois filmes recentes – “The Drixton” e “Motorcycle Mary” – sendo este último um documentário incrível e bastante inspirador. No final tivemos a oportunidade de ouvir a realizadora Haley Watson, que em breve, temos a certeza, será galardoada com um Emmy, para o qual está nomeada com esta sua fabulosa obra documental. Depois da sessão, os mais resistentes deslocaram-se ainda à Mono Gallery, para na Malle x LxMFF Oficial After Party assistir à ante-visão da curta “Malle Canyon”.
Domingo o dia começou bem cedo: às 9h00, na escadaria do Cinema São Jorge, juntaram-se cerca de uma centena de donzelas e cavalheiros, que partiram rumo à Distinguished Gentlemen’s Ride Lisboa, que aconteceu uma vez mais em Cascais. Mas domingo foi também dia de corridas, e por isso mesmo, transmitimos em direto a Corrida 2 do Campeonato do Mundo de Superbike, a partir da República Checa.

Ao início da tarde, viajámos até África à boleia da curta “Road To Namibia” e conversámos com Vasco Santos e Nikki van der Spek, que participaram nesta viagem incrível desde a Alemanha até à Namíbia. A eles juntou-se também Antonia Cecchetti, responsável máxima da BMW Motorrad AG pela produção deste projeto, que partilhou com todos os presentes algumas histórias dos bastidores.
Para terminar o dia, e a 9ª edição do Lisbon Motorcycle Film Fest em beleza, fechámos com uma sessão de curtas nacionais, que levou até ao palco muitos dos realizadores e protagonistas para uma conversa rápida.
Nunca é demais agradecer aos nossos patrocinadores – BMW Motorrad, Ducati, Moto Guzzi, ANSR, Honda Motos e Nexx Helmets – e a todas as entidades, parceiros e pessoas que nos apoiam, permitindo-nos produzir um evento que foi uma vez mais um sucesso, e é já uma referência internacional.
Em 2026 alcançaremos o marco histórico da 10ª edição e já temos data: 22, 23 e 24 de maio 2026. Apontem já nas vossas agendas!
