Foi uma das sensações o ano passado, agora confirmada para apresentação na maior Feira Mundial
Já apresentada em forma de protótipo na EICMA do ano passado, parece que é desta que a nova e revolucionária V3 da Honda vê mesmo a luz do dia como uma moto disponível para o público… mas pode não ter nada a ver com a redução dos motores de MotoGP.

Os detalhes do “motor de três cilindros em V sobrealimentado eletricamente” que a Honda anunciou no Salão de Milão EICMA 2024 não foram revelados totalmente, sendo ainda um mistério qual será o formato final do modelo.
É um pouco cedo, mas dá para ver que a Honda não desistiu do motor em V, que além de ser utilizado no Mundial de MotoGP, foi desenvolvido e utilizado em muitas máquinas que obtiveram grande sucesso, como as VFR ou RC30.

O motor de três cilindros em V com sobrealimentação elétrica que a Honda exibiu em forma de protótipo na EICMA em novembro passado também expressa eficazmente a sua paixão pelos motores de combustão interna, e está repleto da criatividade típica da Honda.
A primeira coisa a considerar quando a Honda lança uma nova moto com motor V é se funcionará com a nova moto, que será lançada quando a cilindrada da MotoGP for reduzida para 850 cc a partir de 2027.
Se a nova moto V3 for lançada para 2026, o prazo está próximo. No entanto, pode não ser esse o caso, embora a própria Honda tenha demonstrado numa foto lado a lado como motores muito diferentes se podem perfeitamente integrar em chassis muito semelhantes.
Outro fator negativo é que o gestor de negócio de motos da Honda, Minoru Kato, disse sobre a nova moto de 850 cc da MotoGP:
“Acho difícil, neste momento, ligá-la ao desenvolvimento da produção em massa”.

A nova RC214V (nome provisório) que supostamente está em desenvolvimento, provavelmente não será uma V3. Lá se vai o argumento da redução de cilindrada na MotoGP como uma aproximação aos modelos de estrada…
Já o novo motor V3 da Honda, que foi revelado há um ano no Salão de Milão, é considerado um motor de classe média alta e acredita-se que tenha uma cilindrada próxima da nova máquina de 850 cc do MotoGP, mas não parece ser um modelo réplica que herde a imagem do MotoGP.
Visualizações várias têm apresentado a V3 como uma Fireblade mais esguia, em termos de estética, mas será debaixo da carenagem que se escondem as novidades tecnológicas…
















