Aprilia RSV4 RR uma nova era

By on 10 Julho, 2017

A Aprilia RSV4 evolui radicalmente para continuar a ser uma das melhores superbikes, fruto da experiência em competição. Agora, melhor que nunca, graças ao novo sistema de travagem e ao novo APRC, que inclui Cornering ABS e Downshifter.

Unanimemente aclamada pelos especialistas e desejada por todos os motociclistas, a RSV4 foi sempre a referência das superdesportivas. É o melhor exemplo do que pode ser realizado pela experiência do departamento de competição da Aprilia, que, ao longo da sua história, alcançou 54 títulos mundiais. O principal objetivo do desenvolvimento da nova Aprilia RSV4 foi apenas um: Ser a superbike mais veloz do segmento. Para o alcançar, a Aprilia levou a cabo diversas melhorias, nomeadamente em relação à electrónica, suspensões e travões. E graças ao trabalho levado a cabo no propulsor, a RSV4 cumpre a norma Euro 4

As principais características desta jóia da tecnologia italiana, que permitiram criar a melhor superbike de sempre, permanecem inalteradas. Trata-se do primeiro motor  4 cilindros em V longitudinal de altas prestações do mundo, o motor mais revolucionário e potente alguma vez construído pela Aprilia.

As intervenções levadas a cabo nesta evolução do V4 não se limitaram à homologação Euro 4, mas também a incrementar a fiabilidade e as prestações (201 CV às 13.000 rpm e 115 Nm às 10.500 rpm), sem perder o inimitável som que emana desta moto.

O propulsor tem agora um novo sistema de escape, com o silenciador a incorporar uma dupla sonda Lambda e válvula integrada, enquanto a nova centralina tem uma capacidade superior de cálculo, capaz de gerir o regime máximo do motor, agora com mais 300 rpm. Nesta versão, o propulsor é cerca de 500 gr mais leve.

No intuito de incrementar as prestações e a fiabilidade, foram introduzidos pistons mais ligeiros e novos segmentos, bem como diversas alterações relativas às bielas, válvulas e sensores.

A Aprilia é reconhecida como um dos melhores fabricantes de ciclística do mundo e a RSV4 representa a síntese das competências técnicas adquiridas pela Aprilia nas competições mundiais ao mais alto nível. Uma particularidade actualmente exclusiva da RSV4 (e desde sempre característica das gerações anteriores da RSV4), é a excepcional possibilidade de regulação que a ciclística de série consegue oferecer. Com efeito, a nova Aprilia é a única Superbike que permite regular a posição do motor no quadro, o ângulo do canhão da direcção, a regulação da articulação do braço oscilante e a altura do trem traseiro, para além de, naturalmente, as suspensões, na totalidade dos seus elementos. Tal como uma verdadeira moto de competição.

A Aprilia introduz na nova RSV4 uma novidade importante no sistema de travagem Brembo: Os discos dianteiros têm agora 330 mm de diâmetro e 5mm de espessura, com pinças M50.

Desta forma a Aprilia RSV4 RR torna perfeito o que era já excelente nas versões anteriores, graças a uma considerável melhoria do seu excepcional pacote de controlos dinâmicos concebido e patenteado pela Aprilia. O APRC (Aprilia Performance Ride Control) é o conhecido pacote de sistemas de controlo que deriva directamente da tecnologia vencedora das Superbikes, o mais completo entre os disponíveis no mercado atualmente.
A quarta geração do APRC integra-se na perfeição com a nova gestão electrónica do novo comando do acelerador, completamente integrado Full Ride-by-Wire, o qual permitiu retirar 590 gr de peso à moto.

O APRC, de série na Aprilia RSV4 RF e RR, inclui:
– Novo ATC: Aprilia Traction Control, o controlo de tração regulável, sem largar o acelerador, com 8 níveis, graças a um prático joystick no lado esquerdo do guiador, com requintadíssimas lógicas de intervenção;
– Novo AWC: Aprilia Wheelie Control, o sistema de controlo de levantamento da roda dianteira, regulável em 3 níveis, pode ser ajustado sem largar o acelerador


– Novo ALC: Aprilia Launch Control, o sistema de servomecanismo na partida para uso exclusivo em pista, regulável em 3 níveis;
– Novo AQS: Aprilia Quickshift, a caixa de velocidades electrónica, para mudanças extremamente rápidas sem largar o acelerador e sem usar a embraiagem, agora com downshift
Novo APL: Aprilia Pit Limiter, sistema que permite seleccionar e limitar a velocidade para entrar no pit lane do circuito
Novo ACC: Aprilia Cruise Control. A nova gestão electrónica da RSV4 permitiu desenvolver um evoluído sistema de cruise control, útil em viagens longas.

Além do APRC de quarta geração, as novas RSV4 RF e RR têm de série um evoluído Cornering ABS Multimapa, desenvolvido em colaboração com a Bosch para garantir maior segurança na estrada e melhores performances em circuito. O sistema 9.1 MP optimiza a travagem e a intervenção do ABS em curva, graças a um algoritmo específico que controla parâmetros como a aceleração lateral, a pressão exercida na manete de travão e o ângulo da moto.

O novo ABS trabalha em conjunto com o sistema RLM (Rear Liftup Mitigation) da Aprilia, que limita a elevação da roda traseira aquando da travagem, para maior precisão de condução. O Cornering ABS é regulável em 3 níveis e desconectável, e independente dos 3 novos mapas de motor (Sport, Track, Race), permitindo ao piloto encontrar facilmente a melhor regulação possível. Os mapas de motor são “full power”.

A renovação da gestão electrónica da RSV4 passa também pela nova instrumentação TFT, a cores, que resulta num verdadeiro computador com funções excepcionais. Possui dois esquemas visuais seleccionáveis (Road e Race), com retroiluminação diurna ou nocturna. Como opcional da RSV4 RR, surge a nova versão do V4-MP, a plataforma multimédia da Aprilia, que permite conectar o smartphone à moto via bluetooth. Agora, contempla o sistema Corner By Corner, cujos dados podem ser posteriormente descarregados para um computador.

Nesta nova versão, existem também novos circuitos e a possibilidade de aquisição de dados e de cronometrar um circuito não presente no software, que agora reduz ao mínimo o consumo de bateria do smartphone. O V4-MP inclui também um sistema de infotainment, que faz a gestão dos comandos por voz e das chamadas do smartphone, sendo tal atividade visível na instrumentação digital.

A Aprilia RSV4 RR constitui-se como uma plataforma técnica de nível máximo, pronta para transmitir ao piloto as sensações únicas de uma “Race Réplica”.

Esta versão é proposta em duas variantes de cores, Grigio Bucine e Nero Ascari.

Ficha Técnica

Motor – Aprilia V4 a 65º, 4 tempos, refrigeração líquida, dupla árvore de cames à cabeça (DOHC), quatro válvulas por cilindro. Ride by Wire com 3 mapas de gestão do motor (Sport, Race, Track)

Cilindrada – 999.6 cc

Potência – 201 CV (148 kW) às 13.000 rpm

Binário – 115 Nm às 10.500 rpm

Refrigeração – Líquida

Suspensão dianteira – Sachs invertida com 43 mm. Completamente regulável (pré-carga, extensão e compressão). Curso 120 mm

Suspensão traseira – Duplo braço oscilante em alumínio. Monoamortecedor com “piggy-back”, completamente regulável (pré-carga, comprimento, extensão e compressão). Sistema progressivo APS. Curso 130 mm.

Travão dianteiro – Duplo disco flutuante de Ø 330 mm. Pinça radial monobloco Brembo M50 de 4 pistons opostos. Tubo em malha de aço

Travão traseiro – Disco de Ø 220 mm. Pinça Brembo de Ø 32 mm de dois pistons. Tubo em malha de aço

Sistema ABS Bosch 9.1 MP, com 3 mapas selecionáveis, com RLM (Rear wheel Lift-up Mitigation) desconetável

Roda dianteira – Jante de 5 raios duplos em alumínio. Pneu 120/70 ZR 17

Roda traseira – Jante de 5 raios duplos em alumínio. Pneu 200/55 ZR 17

Altura do assento – 840 mm

Capacidade do depósito – 18.5 lt, 4 lt reserva

Homologação – Euro 4

Gestão eletrónica – Sistema APRC (Aprilia Performance Ride Control), composto por ATC (Aprilia Traction Control), AWC (Aprilia Wheelie Control), ALC (Aprilia Launch Control), AQS (Aprilia Quick Shifter), ACC (Aprilia Cruise Control), APL (Aprilia Pit Limiter), Cornering ABS. Todos os sistemas operados de forma independente

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!