Aprilia RSV4 / RSV4 Factory 2021: Guerreira imortal!

By on 3 Março, 2021

A Aprilia fez uma atualização de cima a baixo na sua mais forte arma de Superbike: a RSV4. O modelo de 2021 tem asas embutidas, evoluções de motor e electrónica, sendo ainda melhorada na ergonomia para níveis de desempenho ainda mais elevados. Passa a reclamar o trono da categoria com o seu V4 de 217 cavalos e design inspirado na RS 660.  

Para 2021 a desportiva italiana é apresentada em duas versões conhecidas: Standard e Factory. A RSV4 Factory, conta com rodas de alumínio forjado, sistema de suspensão semi-activa Öhlins Smart EC 2.0 e pinças de travão Brembo Stylema de série. Ambas as motos são alimentadas pelo renovado e único motor Aprilia V4 a 65 graus, capaz de fornecer uma potência máxima de 217 cv às 13.000 rpm e um binário máximo de 125 Nm a 10.500 rpm.

APRILIA RSV4 FACTORY 2021

A história da Aprilia RSV4 é uma das mais fascinantes no mundo das motos.  Construída com o objectivo de vencer na pista e em todos os testes comparativos, tem dominado durante uma década, ganhando a aprovação de críticos e obtendo títulos em todas as categorias em que correu. Na sua evolução mais extrema chegou mesmo a concorrer no Campeonato do Mundo de MotoGP!

Num segmento onde as motos são o resultado da melhor tecnologia disponível para cada fabricante, a desportiva de Noale foi sendo constantemente actualizada e aperfeiçoada ao longo do tempo, permanecendo consistentemente como ponto de referência nas corridas e na performance… Prova disso, a sua contribuição para o histórico inapagável da Aprilia de 54 títulos de campeonato, incluindo sete alcançados no campeonato mundial SBK – especificamente com a RSV4.

O QUE MUDA PARA 2021

Este ano nasce uma nova RSV4, profundamente renovado. Começando pela estética o novo design resulta de um grande trabalho realizado em termos de aerodinâmica aplicada, confirmando o compromisso da Aprilia em estudar soluções cada vez mais complexas e inovadoras. O estilo, inspirado na RS 660 ultra moderna, e as formas modeladas no túnel de vento permitem um coeficiente de resistência aerodinâmica extremamente baixo, com um benefício significativo em termos de desempenho a altas velocidades, aumentando também a pressão do ar na caixa de ar, o que aumenta a força descendente.

As asas deixam de ser um elemento adicional nos painéis, passando a estar incorporadas nas carenagens de parede dupla, uma solução que optimiza a estabilidade a altas velocidades e melhora simultaneamente o arrefecimento do motor, desviando os fluxos de ar quente do condutor. A unidade de faróis dianteiros triplos LED, com luzes perimetrais DRL, representa a assinatura luminosa das desportivas Aprilia e inclui a função “bending lights”: o par de luzes suplementares que iluminam o interior da curva, aumentando a visibilidade ao fazer curvas.

A ergonomia é inteiramente nova e melhorada, graças ao novo desenho do depósito de combustível e banco para facilitar um encaixe perfeito na moto, a par de mais espaço a bordo e uma posição de condução mais natural e descontraída. Os comandos eléctricos são mais funcionais e intuitivos, e a nova instrumentação TFT é maior e mais completa.

6 MODOS DE CONDUÇÃO E ABS

Graças ao novo Marelli 11MP ECU e à nova plataforma inercial de seis eixos, ambos mais potentes, a gestão electrónica melhorou com o controlo do acelerador completo Ride-by-Wire e a lógica de funcionamento da APRC também foi aperfeiçoada. O conjunto exclusivo de controlos eletrónicos da Aprilia também foi completado com a introdução do controlo multi-nível do travão motor. Existem agora 6 modos de condução, três para a pista (incluindo dois personalizáveis) e três para a estrada (incluindo um personalizável).

O condutor apenas precisa de escolher o modo de condução que melhor interpreta as suas necessidades de condução para obter automaticamente as melhores configurações em termos de controlo de tração, controlo de rodas, travão motor, ABS e os outros parâmetros geridos.

Na componente ciclística a mudança mais visível está no novo braço oscilante, mais leve e com uma escora inferior reforçada, inspirada na da Aprilia RS-GP utilizada no MotoGP, concebida para baixar massas e aumentar a estabilidade da extremidade traseira em aceleração.

MOTOR COM MAIS CILINDRADA, EURO 5 E 217 CV

O primeiro V4 estreito de alto rendimento produzido em massa do mundo, o motor mais revolucionário e potente alguma vez construído pela Aprilia, apesar da aprovação das emissões Euro 5, ganha mais binário, atingindo agora 125 Nm a 10.500 rpm, e confirma o seu excecional nível máximo de potência de 217 CV a 13.000 rpm, graças a operações direcionadas que incluem o novo sistema de escape e o aumento da cilindrada do motor, anteriormente de 1.077 cc e agora de 1.099 cc.

Estão disponíveis duas versões: RSV4 (apenas no esquema de cor Dark Losail) e RSV4 Factory (nos dois esquemas de cor Aprilia Black e Lava Red). Ambas as versões são alimentadas pelo motor V4 de 1.099 cc renovado, mas podem ser distinguidas pelo equipamento de série que na Factory inclui as jantes de alumínio forjado, a suspensão semi-activa Öhlins Smart EC 2.0 e as pinças de travão Brembo Stylema.

Disponibilidade: Março de 2021 (Previsão)

Preços: n.d.

Cores: Dark Losail (RSV4); Aprilia Black / Lava Red (RSV4 Factory)

GALERIA DE IMAGENS

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments