A marca chinesa promete uma variedade de modelos novos e configurações de motor

O fabricante chinês de motos Benda está a preparar-se discretamente para uma EICMA movimentada, com o rol de novidades a incluir motos com motores boxer twin, seis cilindros em linha e V4.
A marca chinesa, representada em Portugal pela Multimoto, tem grandes planos para a EICMA, com uma previsão de doze novas motos e sete veículos todo-o-terreno para serem apresentados.
Não sabemos exatamente que motos serão estas, mas podemos adiantar, com base em informações já disponíveis, um pouco mais sobre alguns dos modelos. Algumas informações divulgadas pela Benda indicam que apresentará um “conceito híbrido boxer-twin… que combina um motor compacto de dois cilindros opostos horizontalmente de 250 cc com um sistema de transmissão híbrido”.
Sem mais informações disponíveis, assumimos que a moto terá o formato da BD250-3B, que pode ver abaixo. As imagens da patente desta moto foram descobertas há alguns meses, mostrando-a a combinar motores de combustão interna e híbridos de forma harmoniosa num pacote retro moderno.

As especificações ainda não foram divulgadas, embora os relatos da China sugiram uma potência de cerca de 35 cv, adequada para a categoria A2, mas graças ao sistema híbrido, o binário pode ser muito mais impressionante.
O motor de seis cilindros mencionado por Benda é provavelmente o de seis cilindros em linha de 1.700 cc (já aqui apresentado), com dimensões internas próximas, mas não idênticas, às do motor da BMW K1600.
O diâmetro do pistão seria o mesmo do motor da BMW, embora o curso seja ligeiramente superior em 1,5 mm, resultando no aumento da cilindrada. Embora não saibamos em que moto este motor será utilizado, é seguro assumir que será numa touring premium.

A Benda já conta com um motor V4 na sua gama, nos modelos Dark Flag 500 e Dark Flag 500 Commander. Ambos são cruisers com um estilo retro e uma potência declarada de 47 cv. O motor V4 mencionado pela marca poderá ser a versão europeia destes modelos.
As informações finais dizem respeito à suspensão pneumática, à opção de embraiagem eletrónica e à transmissão CVT. A suspensão pneumática mencionada pode indicar o lançamento europeu da LFC700 Pro, a versão mais sofisticada da LFC700 (abaixo) que já temos em Portugal, uma Cruiser com 84 cv que custa 10.990€.

A variante Pro já está disponível em algumas regiões, o que facilita a sua inclusão nas linhas de produtos na Europa. A moto com CVT é provavelmente a Chinchilla 350 CVT NEO, uma cruiser retro moderna com transmissão automática.
A moto com embraiagem eletrónica será provavelmente a Graystone 707, que poderá ser equipada com uma embraiagem automatizada, semelhante à que se encontra nos modelos Honda E-Clutch e Yamaha Y-AMT.
Faltam poucos dias para a EICMA 2025, onde serão reveladas todas as novidades da Benda. Estaremos lá para trazer todas as notícias assim que as tivermos.
















