Benda VTR 300 ‘Turbo’: Desportiva ‘High-Tech’ com assinatura chinesa

By on 17 Janeiro, 2022

A Benda era um fabricante de motos praticamente desconhecido antes da chegada da pandemia do Covid. Contudo, em 2021 a empresa chinesa chamou de imediato a atenção do mundo com a introdução da power cruiser LFC 700, com o nome de código LF 01. A nova aposta, assenta agora numa desportiva com motor V-Twin reforçado com um turbo.

Novas patentes que vieram à luz, revelam que a Benda está actualmente a trabalhar noutra moto única, turboalimentada de 300cc, para sermos exactos. Embora as imagens não o revelem, o próprio trabalho de design aponta possivelmente para um sistema turbo a ser aninhado juntamente com a unidade V-Twin DOCH de 298cc que realiza um potência de cerca de 30 cavalos. O sistema turboalimentado pode rapidamente aumentar a potência até aos 50 cv, um valor semelhante actualmente disponível na Kawasaki ZX-25R, apenas disponível para o mercado asiático.

A Benda VTR 300 Turbo apresenta componentes premium, incluindo uma forquilha invertida e travões da marca italiana Brembo. O motor parece-nos ter um perfil conhecido e tem o escape curto e em posição baixa, tal como acontece na recente desportiva R7 da Yamaha.

Em resumo, a Benda surpreende uma vez mais pelo lado tão apetecido da tecnologia… Pena que muitas destas novidade cheguem muito tardiamente à Europa, perdendo posições para grandes marcas japonesa e europeias, com melhores planos de distribuição e bem melhor apetrechadas.


A Benda LFC 700 munida de um motor quatro em linha de 680 cc com injeção eletrónica de combustível e refrigeração líquida produz 94 cavalos de potência
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments