Algumas patentes revelam o trabalho da BMW num novo design de quadro, no qual o motor faria parte dele. Rumores apontam, inclusive, para o uso de um motor de três cilindros.
Normalmente estamos acostumados a dois tipos de quadros. Um deles, talvez o mais difundido ainda hoje,é o tubular. Enquanto isso, o outro é o dupla viga de alumínio. Um quadro que, aliás, foi criado e desenvolvido por Antonio Cobas, embora posteriormente tenha se expandido para o resto do mundo das duas rodas. Mas existem mais tipos de chassis e um deles é aquele que utiliza o motor como parte integrante. Geralmente é conhecido como um quadro com motor autoportante, e é justamente esse tipo de quadro que a BMW acaba de patentear para poder usá-lo nas suas futuras motos.
![](https://motomais.motosport.com.pt/wp-content/uploads/2023/05/bmw-chasis-02-1024x683.jpg)
Atualmente existem modelos no mercado que utilizam este tipo de quadro. A vantagem é que esse tipo de estrutura permite que a moto fique mais estreita, já que não precisa dar a volta ao motor. Além disso, o bloco do motor tem rigidez significativa e, ao mesmo tempo, o peso do quadro é reduzido, embora algumas partes estruturais do motor precisem ser reforçadas.
O que esses registos de patentes fizeram foi, principalmente, alimentar os rumores sobre a criação de um motor de três cilindros, já que está especificado que esse seria o uso. A vantagem é que, com um quadro com motor autoportante, um motor de três cilindros em linha poderia caber praticamente no mesmo espaço que um bicilíndrico se fosse usado um quadro perímetral.
![](https://motomais.motosport.com.pt/wp-content/uploads/2023/05/bmw-chasis-03-1024x683.jpg)
De qualquer forma, esta última parte parece pura especulação, e dentro disso existe até a possibilidade de se criar uma desportiva para a categoria Supersport. Estaríamos perante, talvez, uma S 675 RR, uma desportiva média derivada da imponente S1000RR que até agora não existe. Também devemos lembrar que não seria a primeira vez que a BMW usaria motores de três cilindros, embora não seja usual.
No passado, a empresa alemã usou-os na K75, embora estejamos a falar de motos dos anos 80, mas desde não recorreram mais a essa configuração na produção corrente. A última BMW de três cilindros foi o protótipo do MotoGP!