BMW R 18 ‘Spirit of Passion’: Art Déco by Kingston Custom

By on 19 Janeiro, 2021

Se adora a BMW R 18, mas no fundo do seu coração desejava que fosse muito mais simples e com aparência Art Déco, temos boas notícias. A Kingston Custom é uma oficina de costumização dirigida por Dirk Oehlerking, que colaborou com a BMW Motorrad para trazer ao mundo um sonho art déco que se tornou realidade.

Chama-se ‘Spirit of Passion’, e apresenta uma das carenagens mais inconfundíveis até hoje feitas à mão na Kingston. Embora Oehlerking tenha dito que deixou grande parte da R 18 intacta por baixo, ele também se esforçou em preservar e continuar a pintura e as linhas do modelo base. Em vez de construir uma estrutura inteiramente nova, Oehlerking optou por expandir as ideias de design que a BMW já havia iniciado nos seus planos originais.

“A BMW R 18 é tão perfeita que deixei a tecnologia como estava. A moldura é 100 por cento original e tão sofisticada que nada deve ser alterado aqui”, disse Oehlerking em comunicado. Outros elementos que o criativo alemão integrou nesta expansão personalizada da R 18 incluem uma sela do catálogo de acessórios, indicadores Kellermann e um farol de LED que está integrado na inovadora carenagem frontal ao melhor estilo da ‘batmania’. Oehlerking também criou uma roda dianteira e depósito totalmente originais para este projeto.

DESIGN INCONFUNDÍVEL

Criar um design inconfundível, distinto de todos os outros, foi o lema da Kingstom Custom para a nova “Spirit of Passion”. Depois de Roland Sands, foi a vez de Dirk Oehlerking emprestar à BMW R 18 a sua assinatura inimitável nesta segunda joia R18 da série “SoulFuel”, uma colaboração entre a BMW Motorrad e clientes selecionados. Anteriormente, uma sensação diferente também foi causada por outra conversão da R 18 criada por Bernhard Naumann – também conhecido como “Blechmann”.

A Kingston Custom de Oehlerking é bem conhecida pela sua extrema personalização. Qualquer um que espera uma reconstrução completa da R 18 terá uma surpresa.

O “ESPÍRITO DE PAIXÃO” AO PORMENOR

O que mais chama a atenção – e também o maior desafio – é a carenagem Kingston. O acabamento de toda a ciclística é feito à mão pela equipa de design da Kingston, assim como o guiador e guarda-lamas. O escape da BMW R 18 foi modificado por Oehlerking no estilo Kingston Roadster, enquanto o seu selim foi desenhado a partir de uma gama de acessórios universais. Os indicadores de direção foram substituídos por indicadores Kellermann e o farol dianteiro de LED agora está integrado na carenagem. A pintura e as linhas originais foram adotadas para a carenagem e a asa, com a adição de alguns detalhes no estilo Kingston. O design como um todo é baseado no clássico estilo art déco.

Graças à sua arquitetura extremamente fácil de converter, a BMW R 18 está predestinada à personalização. A R 18 apresenta uma referência histórica pronunciada, ecoando técnica e visualmente modelos famosos como o BMW R 5 e focando-se no essencial da moto: tecnologia purista e sem frescuras – e, claro, o “big boxer”.

MAIS SOBRE O MAESTRO

O motociclista, designer e artesão Dirk Oehlerking demonstra mais uma vez em na “Spirit of Passion” que ele não apenas entende a sua arte, mas a abraça no seu trabalho há mais de 35 anos. Para ele, o processo de design começa muito antes da aplicação dos primeiros parafusos ou da confeção dos esboços: “De antemão, pensei muito nisso. As minhas motos sempre transmitem alma, charme e caráter. São espécimes excelentes, por isso requerem muito cuidado e atenção. Tenho um fluxo constante de imagens passando pela minha mente quando se trata de decidir em qual estilo quero me concentrar. Depois de fazer essa escolha, começo com um esboço a lápis e Tipp-Ex. Então sigo em frente até saber no fundo do meu coração: é exatamente isso! “

Nascido em Hanover, Oehlerking já tem a sua própria tradição de personalizar motos BMW e cerca de 17 das próprias criações da marca são dele, incluindo a “Black Phantom” e a sua irmã, “White Phantom”. Os dois modelos definiram padrões completamente novos na indústria da época. No entanto, redesenhar a R ​​18 foi um empreendimento novo para Oehlerking. “Este projeto é provavelmente o mais impressionante de toda a minha carreira. Significa muito para mim – senão tudo neste momento. A confiança que a BMW Motorrad mais uma vez depositou em mim é extremamente importante para mim. Estou muito grato por isso.”

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x