Aprilia Tuono V4: A fera de Noale pronta a devorar 2021

By on 19 Janeiro, 2021

A Aprilia Tuono V4 Factory  de 2021 foi revelada com atualizações de estilo, ajustes de quadro e uma posição de condução mais confortável e protegida. Não perdeu nem um cavalo, apesar dos limites cada vez mais rigorosos trazidos pelo Euro 5.

Há motos capazes de mover as entranhas mais profundas dos motociclistas. Se houvesse um prémio por essa habilidade singular, a Aprilia Tuono estaria, sem dúvida, entre as primeiras. É uma moto de pura raça, capaz de nos divertir na estrada e de deixar momentos inesquecíveis em pista. A Tuono sempre foi a mais extrema das naked, uma moto sem concessões e muito aproximada da sua irmã superdesportiva RSV4. Para 2021, teve que se adaptar aos regulamentos da Euro 5, o que, no entanto, não afetou os seus números fundamentais: 175 cv e 121 Nm.

O QUE MUDA NA NOVA TUONO

O novo visual da moto está de acordo com a Tuono 660 que revelámos na semana passada e inclui uma meia carenagem revista e uma tela TFT maior. A Aprilia refere isso mesmo, juntamente com uma posição de condução mais confortável graças ao depósito revisto e ao novo design da bacquet e traseira que a tornam melhor para viagens de longa distância.

As asas aerodinâmicas – um recurso agora estabelecido no segmento supernaked – surgem integradas nos plásticos, que também abrigam a unidade do farol com DRL e recurso de ‘luzes de curva’. O braço oscilante é agora uma unidade de alumínio mais leve com uma cinta de reforço inferior, como pode ser visto nas máquinas da empresa italiana de MotoGP e WSBK.

Um novo display TFT maior no painel de instrumentos e controles mais intuitivos, permitirão navegar na miscelânea de configurações eletrónicas, incluindo uma escolha de seis modos de condução – três para a pista e três para a estrada – controlados por uma IMU de seis eixos e pela ECU da Marelli. Dois dos modos de pista e uma das opções de estrada são personalizáveis, permitindo ao condutor escolher os seus próprios níveis de ABS, controlo de tração, controlo de wheelie e travão-motor, se assim o desejar.

O motor V4 uivante do Tuono permanece inalterado mas é agora compatível com Euro5. Isso significa que foram mantidos os 175 cv e 121 Nm de binário da unidade V4 de 1077cc. Tal como acontece com as versões anteriores, a Tuono V4 está disponível em dois níveis de acabamento, base e uma versão Factory com suspensão semi-ativa Öhlins Smart EC 2.0.

O modelo base estará disponível em cinza ou branco, enquanto a Tuono Factory está disponível apenas na opção preta e vermelha mostrada acima. Haverá uma variedade de acessórios, incluindo malas assimétricas específicas para o modelo.

Ainda não há informações sobre a disponibilidade ou o preço dos novos modelos que divulgaremos logo seja possível. Fiquem atentos.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments