KTM 890 Duke 2021 – A naked austríaca quer o trono!

By on 19 Janeiro, 2021

Mais potência e binário para a naked média de Mattighofen, que munida do duplo-cilindro paralelo de 890 cc expressa de forma indelével a beleza dos seus 115 cv e 92 Nm de binário. Além disso é ultra-ligeira, com os seus 169 quilos a seco anunciados. A concorrência que se cuide!

No norte da Áustria, uma pequena cidade rural chamada Mattighofen tem cerca de 6.000 habitantes. A maioria deles levantam-se de manhã, pegam o carro e orgulhosamente vão trabalhar num grande aglomerado industrial cinza e laranja. Trabalham “orgulhosamente” na KTM, e em qualquer função, são grandes fãs da marca e de um certo tipo de motos, nomeadamente das naked Duke. Muitos deles já trabalharam no motor de dois cilindros paralelos LC8c, que tanto rebuliço e emoções despertaram na KTM 790 Duke.

Mas havia que encontrar um novo limite para satisfazer os desejos dos fãs mais exigentes. A resposta foi a introdução da KTM 890 Duke R no início de 2020: uma arma de circuito e também pura dinamite em estradas de curvas encadeadas, beneficiando-se de um aumento na potência de seu motor LC8c que viu então também adicionada uma série de recursos. Agora mantend o melhor da KTM 890 Duke R, a nova 890 DUKE aproveita toda a excelência de sua versão mais afiada para ser o novo bisturi no asfalto.

MAIS 90CC E MAIS 10 CV!

A estética da nova KTM 890 Duke reflete-se num design elegante e com linhas muito enérgicas impossíveis de passar despercebidas, mas a essência da moto é a fonte compacta, leve e pulsante da sua unidade motriz. O aumento na cilindrada de 789 para 889 cc é feito com  mapas de motor atualizados, mais sofisticados e que permitem agora desenvolver 115 cv e 92 Nm: 10 cavalos a mais e 5 Newton Metro a mais de binário do que na KTM 790 Duke. O aumento de 20% das massas giratórias garante melhor estabilidade nas curvas e operação mais suave do motor em rotações mais baixas e com aberturas de acelerador reduzidas.

Sendo o binário que mais uso se faz no dia a dia, a marca austríaca trabalhou esse aspeto por forma ao motor disponibilizar 80 Nm de forma constante entre as 5.500 rotações por minutos e 10.000 rpm, conseguindo-se um binário sempre acima dos 90 Nm entre as 6.300 e 8.8000 rpm, comportamento que certamente vai deixar um grande sorriso no rosto de condutores de todas as idades e experiência. E não só… porque com a homologação Euro 5 e um consumo anunciado de apenas 4,8l /100 km (depósito de combustível de 14 litros) muitos vão ficar encantados com a nova 890 Duke!

ELETRÓNICA APRIMORADA

A KTM 890 Duke é um “peso médio”, apenas no conceito, se pensarmos nos quilos em si e na agilidade de manuseamento. O resto é superlativo, tanto em termos de desempenho quanto ao seu avançado sistema eletrónico de pilotagem. Filtrados por meio do display TFT personalizável e sensível à luz, os diferentes auxiliares de direção abrangem MODOS: RAIN (resposta suave do acelerador, controle de tração máximo, potência reduzida e anti-wheelie), STREET (resposta do acelerador padrão, controle de tração normal, potência máxima, anti-wheelie) e SPORT (resposta desportiva, controle de tração reduzido, potência máxima, anti-wheelie).

E para aqueles que são tentados a aproveitar todo o potencial da nova 890 Duke, existe o TRACK MODE opcional que lhe permite ajustar as configurações para atingir o melhor tempor por volta em circuito. O controle de tração pode ser aumentado ou diminuído numa escala de nove estágios, o anti-wheelie pode ser desativado, e a resposta do acelerador modulada em três níveis.

O Launch Control define as RPMs do motor em uma velocidade ideal para ajudar a obter partidas perfeitas com tranquilidade. Um sensor de ângulo de inclinação 6D permite que a ECU filtre uma grande quantidade de informações e dados sobre o comportamento e o posicionamento da moto para que ela responda de maneira ideal. O ABS em curva auxilia o disco dianteiro flutuante duplo de 300 mm com pinças e almofadas aprimoradas para fornecer uma força maior, capaz de fazer com que toda a festa decorra com segurança. Mudar de marcha agora é mais fácil e rápido graças a uma alavanca de caixa mais curta, molas mais leves e configurações aprimoradas para o sistema Quickshifter + (opcional). Dúvidas em enfrentar uma pista? Nenhumas!

MARAVILHOSO MANUSEAMENTO

… 169 KG A SECO

O manuseamento da KTM 890 Duke torna-se um jogo apetecível, desportivo e muito preciso, graças ao quadro  multitubular de aço cromo-molibdênio que faz parceria com o sub-quadro rígido de alumínio fundido. O motor LC8c continua a ser um componente fundamental graças ao seu papel como elemento de apoio dentro da ciclística.

Apesar do “crescimento” das suas características técnicas, a 890 Duke é tão leve quanto a sua antecessora com incríveis 169 kg a seco. A nova 890 Duke trás ainda como novidade as entradas de ar e a caixa do filtro de ar numa única peça, projetada para ser simples, mínima e leve. Importante para a sua leveza e manuseamento seguro no asfalto graças, a atualização da suspensão dianteira WP APEX (com bainhas invertidas de cartucho aberto de 43 mm) e amortecedor traseiro assistido a gás. A ergonomia é menos exigente do que no caso do KTM 890 Duke R e foi projetada para acomodar um amplo grupo de tamanhos de condutores, com uma altura de assento reduzida para 820 mm.

ESTÉTICA FAMILIAR

A KTM 890 Duke não pode de forma alguma, esconder que pertence à família Duke. As suas linhas são inconfundivelmente KTM, onde cada centímetro da moto foi cuidadosamente ajustado e analisado. Não há arestas, ângulos, peças ou plásticos desnecessários que não contribuam para o desempenho e toque exclusivos da KTM 890 DUKE. Por exemplo: a luz traseira concentrada está integrada no suporte da matrícula, o que reduz as dimensões e permite a personalização da seção traseira da moto.

Os detalhes do equipamento incluem luzes totalmente LED, aros tubeless, novos pneus Continental ContiRoad (proporcionando excelente aderência em piso molhado, grande estabilidade e uma fase de “aquecimento” muito curta), como compatibilidade com o aplicativo KTM myRide.

Uma ampla gama de componentes KTM PowerParts (desde escape e ponteiras de rendimento  Akrapovič até protetores de roda dentada de saída) e opções de equipamento KTM PowerWear… ‘ferramentas’ ideais para que ajudam a tornar a 890 Duke como uma das motos mais afiadas do segmento das naked.

DISPONIBILIDADE E PREÇO

A KTM 890 Duke de 2021 vai ficar de imediato disponível em todos os concessionários KTM da Europa. PREÇO = € 10.499 IVA INCLUÍDO

KTM 890 DUQUE – DESTAQUES DO MODELO

// Maior cilindrada de 789 a 889 cc e homologação Euro 5

// Aumento do desempenho do motor para 115 cv e 92 Nm

// Relação potência / peso extrema, agilidade incomparável

// Tecnologia de suspensão APEX WP atualizada

// Pacote eletrónico atualizado com um sensor de ângulo de inclinação 6D e MODO TRACK opcional

// Potencial de travagem aprimorada graças à atualização do sistema

// Estética distinta, funcional e atraente: espírito Duke

// Novos pneus Continental ContiRoad de alto desempenho

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments