BMW trabalha num novo controlo de tração

By on 29 Setembro, 2020

TRATA-SE DE UM CONTROLO DE TRAÇÃO SENSÍVEL AO PISO. O SISTEMA DA BMW MOSTRA UMA MOTO COM CÂMARAS, QUE LEEM A SUPERFÍCIE DA ESTRADA, AJUSTANDO AUTOMATICAMENTE O CONTROLE DE TRAÇÃO ÀS CONDIÇÕES DO TERRENO.

Se as asas laterais moveis das motos desportivas são campo de batalha dos fabricantes, para 2021 pode ser o ano em que o controle de tração sensível à superfície da estrada, se torne a principal novidade trazida pelas novas tecnologias. Pelo menos a BMW parece assim pensar, tendo registado uma patente para o sistema.

O novo sistema usa uma série de câmaras montadas na carenagem frontal, guarda-lamas e garfos dianteiros, para além de sensores acústicos na carenagem frontal e traseira, e à medida que a moto se movimenta, essas câmaras fornecem as informações recolhidas a um módulo de controle, que usa programas de computador para construir uma imagem 3D da estrada à frente.

O sistema pode então comparar as imagens obtidas por uma espécie de scanner com uma biblioteca de imagens armazenadas dentro do módulo, ajustando o controle de tração e as configurações ABS para se adequar às condições da estrada.

Os sensores acústicos são uma adição inteligente ao sistema. Como sabemos ao mudar de uma superfície de asfalto regular para uma superfície de concreto mais áspera, isso provoca uma maior ruído de rolamento emitido pelos pneus. Se o sistema da BMW pode perceber isso, reconhecendo qual é o tipo de superfície e informar o condutor, isto pode ser uma grande vantagem, especialmente no tempo húmido.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x