Brekr Model B 2500: Um ‘ciclomotor’ animado por duas baterias
A Brekr quer revolucionar os ciclomotores elétricos com a sua expansão para toda a Europa, contando para isso com um investimento inicial de 1,5 milhão de euros. A autonomia do Model B pode chegar aos 160 km.
A Brekr é uma startup sediada em Achterhoek, na Holanda, que desenvolve e produz dispositivos relacionados à mobilidade pessoal, entre os quais uma espécie de ciclomotor elétrico que se destaca pelo seu design diferenciado . Recentemente, garantiu um investimento de 1,5 milhões de euros da Bloomit Ventures e da Bloomit Seed, que permitirá a expansão de seus negócios para o resto da Europa, além da sua presença atual na Holanda, Alemanha e Bélgica.
O trunfo que a Brekr guarda na manga para revolucionar os ciclomotores elétricos é o Brekr Model B 2500, apresentado em 2019 como protótipo e com o nome de B4000 no Civon Innovation Center, evento realizado na mesma cidade da startup dos Países Baixos. O seu design peculiar, elegante e moderno tornam-na “companheira perfeita para viagens urbanas”, segundo a empresa. Foi concebida como uma alternativa sustentável e rentável a um ciclomotor ou a uma scooter convencional a gasolina, incorporando uma série de tecnologias que lhe permitem desfrutar de uma condução divertida e funcional.
O design da Brekr Model B responde à busca de uma nova estética diferenciadora. A eliminação do depósito de combustível, desnecessário, permite uma estrutura minimalista em alumínio, muito leve, pois pesa em média entre 10 e 30 quilos menos que uma scooter de tamanho médio. Possui rodas de grande diâmetro que eliminam melhor os desníveis do que rodas pequenas. A suspensão dianteira é de tipo forquilha invertida, e na traseira, apresenta um sistema patenteado que amortece as irregularidades da superfície da estrada.
O motor elétrico que desenvolve uma potência nominal de 2.500 W (e pico de 4.000 W), permite atingir uma velocidade máxima de 45 km/h, a máxima que permite a sua homologação como ciclomotor. O motor alojado na roda traseira deixando espaço para colocar a bateria o mais baixo possível para estabilizar o veícuclo e facilitar a condução.
Nesse espaço que o motor liberta, podem ser colocadas duas baterias, ambas removíveis e portáteis, com peso de 10 quilos e que a empresa garante por 2 anos. Cada uma tem capacidade de 2 kWh, recarga em cinco horas e é capaz de oferecer uma autonomia que varia de 50 a 80 quilómetros. Portanto, a autonomia total, com as duas baterias carregadas, fica entre 100 e 160 kms.
No painel existe um módulo GPS e uma conexão de dados que permite conectar de forma remota o smartphone, e um aplicativo desenvolvido para o mesmo. Há informações sobre rotas, capacidade da bateria e também um sistema de segurança antifurto, pois oferece a localização em tempo real.
Niek van Exel, diretor da Bloomit Ventures, o investidor da empresa, garante que “o objetivo da Brekr está em linha com o nosso conhecimento e expectativas futuras do mercado, o que o torna um investimento lógico”.
Alcance (1 ou 2 baterias) | 100 a 160 km |
---|---|
Tempo de carregamento min. | 3 horas |
Poder | 2,5 kW (3,4 cv) |
Preço aprox. | €3.890 |
Peso | 72 kg |
---|
Site do fabricante: https://www.brekr.com/
0 comments