Depois da Gold Star, agora é a vez da Scrambler, o renascimento da famosa marca inglesa, agora propriedade da Índia, avança a um ritmo acelerado.
Um nome glorioso e uma marca para relançar: é a nova aventura da BSA, sigla para Birmingham Small Arms Company. A empresa, fundada em 1861, produzia veículos, armas de fogo e equipamentos militares e foi um grande fabricante britânico nas décadas de 1950 e 1960, mas a sua sorte começou a declinar na década de 1970, levando à cessação da produção de motos em 1973. A licença para usar a marca nos setores de armas de fogo e equipamentos militares foi adquirida pela Gamo, com os direitos da marca no setor de motocicletas agora detidos pela Classic Legends PVT Ltd., uma das muitas empresas do Indian Mahindra Group.

Uma operação de relançamento está em andamento, que conta com o universo Peugeot Motocycles para distribuição na Europa. O primeiro passo foi dado no ano passado com a apresentação da Gold Star, agora há a estreia do modelo Scrambler que aconteceu no Salão de de Lyon.
Técnica simples e um estilo absolutamente clássico para uma nova moto que claramente remete aos bons e velhos tempos, equipada com um motor monocilíndrico de 652 cc cujas formas são inspiradas nas suas antigas antecessoras. É o mesmo usado na Gold Star e, apesar das aletas no cilindro, é refrigerado a líquido, porque o apelo vintage não deve penalizar a parte técnica.

A Scrambler é construída em torno de um quadro de tubo de aço com uma suspensão traseira com dois amortecedores ajustáveis em pré-carga e um garfo telescópico com hastes de 41 mm de Ø, a travagem é confiada a discos e pinças Brembo: um de 320 mm de Ø na frente e um de + 255 mm de Ø na traseira, controlados naturalmente por ABS. As rodas raiadas dianteiras de 19” e traseiras de 17” são equipadas com pneus Pirelli Scorpion Rally STR.
Lançada a primeira pedra, agora precisamos ver a resposta do mercado a um modelo com uma marca conhecida e qualidades de leveza, simplicidade e versatilidade. Não teremos que esperar muito pelo teste decisivo, uma vez que o seu lançamento na Europa está previsto para julho de 2025.