Dossier: Os melhores pneus trail do mercado

By on 7 Julho, 2020

AS MOTOS TRAIL QUE SE ADEQUAM A UM USO POLIVALENTE, SÃO DAS MAIS PROCURADAS NO MERCADO E OS FABRICANTES DE PNEUS SABEM DISSO, DISPONDO DE UMA VASTÍSSIMA GAMA. NO ENTANTO, HÁ QUE SABER ESCOLHÊ-LOS… VAMOS DAR UMA AJUDA, TENDO EM CONTA AS OPÇÕES EXISTENTES NO MERCADO. 

Muitas vezes obcecados pelas linhas da nossa moto, deixamos para segundo plano os pneus que utilizamos, quando os mesmos são cruciais para termos uma condução agradável, confortável e segura.

Em primeiro lugar, interessa dizer que os pneus para as motos do segmento trail, um dos mais populares entre os utilizadores da moto, não são excepção, e, atentos a essa sede de procura, os fabricantes desenvolvem continuamente novos produtos, seja para um uso misto (terra-asfalto), seja para uma utilização mais específica em estada ou pisos de terra. É por isso que as firmas de pneus têm uma ampla gama de modelos de trail e aventura em catálogo.

No entanto, há que saber escolher o melhor modelo, porque nem todos os amantes da trail os utilizam da mesma forma. Alguns usam-nas mais no asfalto, e outros, mais aventureiros, empregam-nas mais no offroad. É por isso que as principais marcas do mercado oferecem opções para todos os gostos e necessidades – com mais ou menos desenho, com compostos mais ou menos específicos, com mais ou menos ranhuras, com carcaças mais ou menos rígidas, etc.

TRÊS DAS MELHORES ESCOLHAS PARA AS ‘BIG TRAIL’ DE AVENTURA

A pensar em tudo isto, compilamos alguns dos melhores pneus atuais existentes no mercado. Marcas como a Bridgestone, Continental, Dunlop, Metzeler, Michelin e Pirelli têm na sua gama modelos que podem encaixar corretamente na sua moto, de acordo com o uso que lhe dá e, para todos os géneros de pisos e condições.

Fique então a conhecer as melhores propostas disponíveis no mercado, de pneus multiusos, capazes de tudo e adaptáveis a todos os tipos de pisos para que nunca fique em apuros, dentro ou fora de estrada. 

BRIDGESTONE

A Bridgestone tem uma boa gama de pneus de trail e aventura, tanto para uso mais em afaslto, o Battlax A41, como para o offroad mais exigente em que a solução é a gama dos Trail Wing TW101 e TW152.

Battlax A41 / Mais asfalto

O Battlax A41 é um dos pneus mais versáteis da Bridgestone. Mantêm uma banda de rodagem regular, com ranhuras profundas e uma grande superfície de contacto, distribuindo igualmente o manuseamento e a aderência. Baseia-se na utilização de tecnologia de compostos multicamadas (3LC) nos pneus dianteiros e traseiros sobre uma configuração CAP & BASE. Uma boa escolha para uso diário ou para viagens.

Trail Wing TW101 – TW152 /Mais offroad

O TW101 é o pneu dianteiro e o TW152 o posterior, mas a gama Trail Wing oferece ainda mais possibilidades que podem ser combinadas umas com as outras. Dois pneus de marcante recorte offroad mas com um comportamento misto interessante, com tacos altos mas uma ampla superfície de contacto permanente com o asfalto. Como opção ainda mais todo-o-terreno existe o Adventurecross AX41.

CONTINENTAL

Na gama trail da Continental encontramos um total de cinco alternativas, com as quais podemos cobrir todas as nossas necessidades. Uma opção interessante de “muitos caminhos”, e comprometida com os dois mundos, é o Continental TKC 80.

ContiTrailAttack 3 / Asfalto e terra

A última novidade para o segmento trail da Continental é o novo ContiTrailAttack 3. Um pneu empenhado no conforto e estabilidade, multigrip, e com uma carcaça e banda de rodagem especialmente concebida para resistir às exigências do asfalto e dos silenciosos trilhos todo-o-terreno.

TKC 80 / Mais offroad

O Continental TKC 80 é um poderoso pneu todo-o-terreno desenvolvido para motos de grande porte, um modelo escolhido como equipamento original na BMW e pela KTM. Pode lidar com quase tudo, tanto em solo duro como macio, graças aos seus enormes tacos e de fácil ‘auto-limpeza’ na banda de rodagem. Considerando as suas características mais para as trilhas, comportam-se com dignidade no asfalto.

DUNLOP

A Dunlop tem uma série de opções de pneumáticos trail na sua gama, uns mais asfálticos do que outros, outros mais todo-o-terreno. Entre todos destacam-se as  características do Trailmax Meridian e Trailmax.

Trailmax Meridian / Mais asfalto

Se utiliza a moto diariamente ou para viajar, mas frequenta muito pouco os caminhos de terra, este é o pneu indicado dentro da gama Dunlop. O Dunlop Trailmax Meridien é multicomposto, para garantir aderência em curva e durabilidade, e o seu padrão de piso permite um desempenho estável tanto em estradas molhadas como não pavimentadas.

Trailmax / Mais offroad

Como opção mais off-road da Dunlop existe na gama o Trailmax. As suas múltiplas bordas são muito adequadas para uso fora de estrada e mesmo em terrenos rochosos. Como opção ainda mais extrema, pode dar uma vista de olhos ao D606.

METZELER

A Metzeler tem um rico historial em termos de pneus trail. O seu lendário Tourance já fez milhões de quilómetros em todo o mundo, com um ótimo compromisso entre pisos de terra e estrada. Além disso, existe uma versão mais asfáltica, o Tourance Next, e outra mais offroad, como o Karoo 3.

Metzeler Tourance Next / Mais estrada

O Tourance Next emergiu como uma evolução mais asfáltica do mítico Tourance. Um pneu com desempenho excepcional em motos de qualquer cilindrada. tamanho e peso. Entre quilometragem, aderência no piso molhado e agilidade, o Next destaca-se como um dos melhores pneus do mercado se não frequentar muitos os caminhos de terra.

Metzeler Karoo 3 / Mais offroad

Um verdadeiro pneu construído para a aventura, para os que não querem limites quando saem coma sua trail para fora de estrada. O Karoo 3 é a terceira geração do Karoo original, e muito mais agressivo do que este. Neste caso, os blocos do piso foram suavizados para melhorar o desempenho em estrada, mantendo ao mesmo tempo uma excelente aderência em terreno acidentado e solto.

MICHELIN

Para as motos que aqui abordamos, a Michelin oferece quatro modelos na sua gama de pneus: o Anakee Adventure, o Road 5 Trail, o Anakee Wild, e o Anakee 3. Como opções mais adaptadas a um uso diversificado, destacaremos os dois últimos.

Michelin Anakee 3 / Asfalto e offroad

É uma das opções melhores para o uso generalizado no segmento das motos trail. Ou seja, é um pneu para quase tudo. Tem genes que provêm da gama Michelin Sport Touring, pelo que oferece um excelente desempenho asfáltico. É a escolhida em muitos casos pela BMW para as suas motos de média e alta cilindrada.

Michelin Anakee Wild / Mais offroad

Como uma opção mais de campo, os Anakee Wild são aqueles com melhores características para o uso em pisos de pedras ou zonas rochosas. Durabilidade, resistência e conforto são os atributos deste pneu com tecnologia radial, com maior resistência a altas temperaturas e agressões, graças à optimização da profundidade dos tacos.

  PIRELLI

Na Pirelli existem até um total de oito modelos de pneus desenvolvidos para motos do género trail.. E há de tudo, desde pneus capazes de suportar longas viagens de estrada. até pneus de aventura especializados em condições todo-o-terreno.

Pirelli Scorpion Trail II / Mais asfalto

A Pirelli não consegue esconder os seus genes desportivos e o Scorpion Trail II é um bom exemplo disso. Estes são uns excelentes pneus Sport-GT, com características piso marcantes, tais como a disposição e profundidade da sua banda de rodagem. Utilizam um composto duplo para assegurar a aderência em curva e a durabilidade.

Pirelli Scorpion Rally STR / Mais offroad

Estes são os pneus de aventura mais proeminentes da Pirelli. Tudo se baseia numa banda de rodagem que garante uma boa aderência graças a uma ampla superfície de contacto, e utiliza perfis e estruturas de pneus de trail de asfalto para não nos dececionar na estrada.

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!