BMW CE 04 – Revolução silenciosa

By on 7 Julho, 2021

A BMW acaba de ‘escrever’ um novo e importante capítulo na mobilidade urbana de duas rodas movida electricamente. A nova scooter CE 04 tem um motor poderoso que chega aos 42 cv, aplicado numa ciclística desenhada para oferecer um prazer de condução excepcional.  

Com esta novidade, a BMW continua a prosseguir a sua estratégia de electromobilidade para os aglomerados urbanos. Como o veículo de produção em série final do BMW Motorrad Concept Link, originalmente apresentado em 2017 e a quase série final Definition CE 04 revelada em 2020, a BMW CE 04 abre todo um novo capítulo na mobilidade urbana de duas rodas. Com a sua propulsão eléctrica, design vanguardista e soluções de conectividade inovadoras, a nova scooter funde funções de transporte e comunicação para uma nova marca de mobilidade no ambiente urbano.

Com uma potência máxima de 31 kW (42 cv), a nova BMW CE 04 tem um motor potente e oferece um prazer de condução excepcional. Para a clássica disciplina de “arranque semáforo” de 0 a 50 km/h, demora apenas 2,6 segundos. Mesmo na classe de veículos A2 de potência reduzida, está disponível uma potência de condução de 23 kW (31 cv). 

A velocidade máxima de ambas as versões é de 120 km/h – para um progresso rápido não só na cidade, mas também nas estradas principais e nos troços de auto-estradas. Ou seja, deixamo-nos de preocupar com multas por superar o limite máximo de velocidade em auto-estrada! 

Alcance de 130 quilómetros

Em termos de autonomia, a BMW CE 04 tem uma ampla capacidade de bateria de 60,6 Ah (8,9 kWh), proporcionando um alcance de cerca de 130 quilómetros (100 kms na versão de potência reduzida a 31 cv). Isto permite andar diariamente sem emissões na cidade, num ambiente urbano e para passeios divertidos de menor escala depois do trabalho ou no fim-de-semana – com total tranquilidade de espírito.

Tecnicamente, a BMW CE 04 é servida por um inovador motor eléctrico arrefecido a líquido. Trata-se de um motor eléctrico de íman permanente, montado no quadro entre a bateria e a roda traseira, tal como utilizado de forma semelhante em carros BMW, tais como o 225xe Active Tourer. A BMW Motorrad realizou extensos testes de condução para desenvolver um tipo específico de recuperação para cada modo de condução, dando ao utilizador uma conveniência de alto nível. Isto significa que o melhor desempenho e características de pilotagem estão disponíveis em todas as situações na estrada.

Curtos tempos de carregamento

Num veículo elétrico, não só a autonomia como os tempos de carregamento são factores a considerar para a nossa mobilidade diária. A tecnologia de carregamento da BMW CE 04 é baseada no sistema utilizado nos automóveis.

A bateria de iões de lítio é carregada utilizando o dispositivo de carregamento integrado quer numa tomada doméstica normal, numa box de parede ou numa estação de carregamento pública. Quando a bateria está completamente descarregada, o tempo de carga dura idealmente 4 horas e 20 minutos. Com o carregador rápido disponível como um extra opcional com uma potência até 6,9 kW (2,3 kW é o nível padrão), o tempo de carga é reduzido para apenas 1 hora e 40 minutos quando a bateria estiver completamente descarregada. 

Se o nível da bateria for apenas 20 por cento e a bateria for carregada a 80 por cento, o tempo de carga é reduzido para apenas 45 minutos com o carregador rápido opcional. Dependendo do mercado, o cabo de carregamento padrão com uma capacidade de carga de 2,3 kW vem de série na BMW CE 04.

É necessário um cabo de carregamento Mode 3 para carregamento rápido na caixa de parede em casa ou numa estação de carregamento pública. Da mesma forma que com os automóveis BMW, também a BMW Charging Solutions está disponível para a BMW CE 04 – para a máxima flexibilidade baseada em numerosos programas personalizados de carregamento em casa, na estrada e no trabalho.

Ajudas eletrónicas e modos de condução 

A CE 04 tem vários contributos eletrónicos para a condução em diferentes condições de piso e climatéricas. Disponibiliza o corrector de estabilidade na condução através do controlo de escorregamento por meio do ASC (Automatic Stability Control) e tem o DTC (Controlo Dinâmico de Tracção) como opção.

Este sistema de controlo de tração que está disponível é comparável ao Controlo Automático de Estabilidade em motociclos BMW com motor de combustão. O ASC limita o binário do motor em relação ao deslizamento da roda traseira. O Controlo Dinâmico de Tracção (DTC), disponível como opção extra, proporciona ainda maior segurança na condução, permitindo uma aceleração ainda mais segura.

Para além disto, temos três modos de condução, “ECO”, “Rain” e “Road” para uma utilização eficiente e quotidiana. O modo de condução “Dinâmico” para um maior prazer de condução, existe como opcional, permitindo à scooter acelerar a um ritmo ainda mais rápido.

Estrutura tubular de aço de uma só peça

A espinha dorsal da BMW CE 04 é uma construção tubular de aço. A roda dianteira é controlada por um garfo telescópico com um diâmetro de tubo deslizante de 35 mm. O controlo da roda traseira consiste num braço oscilante de uma só face. Na traseira, a suspensão e o amortecimento são efectuados por uma escora de mola, directamente controlada e totalmente coberta. A nova BMW CE 04 está equipada com pneus de tamanho generoso, um 120/70 R15 67H à frente e um 160/60 R15 56H atrás.

Oferece ainda um potente sistema de travagem com ABS de última geração. O ABS Pro com superior capacidade de travagem é opcional. À frente, um travão de disco duplo assegura uma desaceleração segura, apoiada por um sistema de disco único na traseira. Além disso, o ABS assegura um elevado nível de segurança activa. O ABS Pro, disponível como opção extra, vai ainda mais longe: através de um sensor bancário, o ABS Pro também controla a travagem nas curvas, oferecendo assim a maior segurança possível.

Painel com mapa de navegação

A BMW CE 04 vem equipada de série com um ecrã TFT a cores de 10,25 polegadas com navegação e conectividade integradas no mapa. A sua excelente legibilidade, navegação clara no menu e conceito operacional altamente integrado colocam o novo BMW CE 04 no topo do segmento de scooters. Pela primeira vez, o novo ecrã a cores de 10,25 polegadas torna possível a exibição de um mapa de navegação no painel de instrumentos, pelo que não é necessária uma exibição adicional.

Adaptive Headlight Pro 

As unidades de iluminação da nova BMW CE 04 baseiam-se na mais moderna tecnologia LED. Incluem um farol para farol alto e um farol baixo na frente. Para além de uma luz traseira com tecnologia LED, existem também indicadores de mudança de direcção LED. As lâmpadas indicadoras utilizam igualmente a tecnologia LED. Uma segurança ainda maior durante a noite é oferecida pela luz rotativa adaptável Headlight Pro, disponível como opção.

Com ela o condutor beneficia de uma iluminação ainda melhorada da estrada quando faz curvas para andar ainda mais seguro à noite. Funções especiais de luz como “Bem-vindo” e “Adeus” também estão disponíveis como opção.

Desenho futurista

A BMW CE 04 encarna um estilo inovador que desperta emoções, ao mesmo tempo que se identifica facilmente com outros modelos de scooters da marca alemã. O acabamento de superfície moderno apresenta-se num branco claro marcante, complementado por secções negras mate nas áreas frontal e lateral, bem como o assento “flutuante”. Além disso, existem rodas que definem tendências (rodas sólidas) com um aspecto de roda de disco e um suporte lateral que está integrado no estilo de design. 

A nova BMW CE 04 vem em branco com elementos pretos na cor base. Quem escolhe o estilo Avantgarde paga e recebe a cor cinza magellan metalizado em combinação com um banco preto / laranja, um defletor de vento laranja e vários gráficos.

Ainda não há valores para o preço da nova BMW CE 04 mas fala-se em qualquer coisa como 11.990 euros. Se isso for verdade, fica bem abaixo do valor que era cobrado pela sua antecessora C Evolution.

Destaques da nova BMW CE 04:

  • Potência nominal 15 kW (20 cv). Potência máxima 31 kW (42 cv).
  • Versão de saída reduzida: 11 kW (15 cv) ou 23 kW (31 cv).
  • Ampla capacidade de células na bateria de 60,6 Ah (8,9 kWh).
  • Alcance de aproximadamente 130 quilómetros (versão de saída reduzida: 100 km).
  • Tempos curtos de carregamento e tecnologia de carregamento baseada no sistema utilizado nos automóveis.
  • Aumento da estabilidade de condução devido ao controlo de patinagem por meio de ASC (Automatic Stability Control). DTC (Controlo Dinâmico de Tracção) como opção ex works.
  • Três modos de condução “ECO”, “Rain” e “Road” para uma utilização eficiente e quotidiana como padrão. Modo de condução “dinâmico” para um maior prazer de condução
  • Suspensão direccionalmente estável com estrutura principal tubular de aço de uma só peça.
  • Poderoso sistema de travagem com ABS. ABS Pro com capacidade de sensibilidade ao ângulo como uma opção ex-works.
  • Ecrã TFT a cores de 10,25 polegadas com navegação no mapa integrada e extensa conectividade como padrão.
  • Poderosas unidades de iluminação LED em toda a volta. Farol Adaptativo Pro e funções de luz complementares.
  • Compartimentos de armazenamento na parte lateral e frontal. O compartimento lateral do capacete pode agora ser operado enquanto está sentado.
  • Compartimento de carga do telemóvel ventilado activamente com porta de carga USB-C.
  • Design orientado para o futuro e esquema de cores.
  • Extensa gama de acessórios opcionais e originais BMW Motorrad, bem como vestuário e equipamento para motociclistas.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments