Ducati inaugura novo edifício ‘eco-friendly’
A Ducati inaugurou o novo edifício Finitura e Delibera Estetica nas instalações de Borgo Panigale em Bolonha, que é o resultado de um investimento significativo em infraestruturas completamente autofinanciado.
O novo espaço vaio albergar a última fase do ciclo de produção, designado por acabamento e aprovação estética, que consiste no ‘vestir’ final da moto levado a cabo pela Ducati com uma abordagem ao nível de um alfaiate e meticulosa atenção ao pormenores. É neste passo que peças tais como as carenagens e tampas, que não são montadas na linha de produção para evitar possíveis danos estéticos devidos ao movimento das motos, são instaladas. Finalmente, cada moto é cuidadosamente inspecionada para assegurar que está perfeita do ponto de vista estético, com o objetivo de salvaguardar os mais elevados padrões de qualidade que distinguem a Ducati.
O corte da fita teve lugar na presença de Claudio Domenicali, CEO da Ducati, Markus Duesmann, CEO da AUDI AG e Presidente da Ducati Motor Holding SpA, Jürgen Rittersberger, CFO da Audi AG, juntamente com Matteo Lepore, Presidente da Câmara de Bolonha.
“Este ano foi verdadeiramente esplêndido para a Ducati, e a inauguração do novo espaço de produção Finitura e Delibera Estetica representa outro momento de orgulho”, comentou Claudio Domenicali. “Este edifício incorpora um investimento que traz valor à companhia mas também ao território no qual a Ducati opera. Este novo espaço vai albergar uma fase estratégica de produção onde focamos a atenção no pormenor e na beleza das nossas motos, de motos a que estejam perfeitas quando chegam até aos nossos apaixonados Ducatistas.”
Sustentabilidade ambiental e eficiência energética
O edifício ocupa uma área total de 4400 m² e foi construído em poucos meses. De facto, a construção teve início em abril de 2022 e terminou em dezembro do mesmo ano. O design foi desenvolvido tendo em conta critérios de sustentabilidade ambiental e eficiência energética. É precisamente graças à utilização de materiais com alta eficiência energética, sistemas tecnológicos de alta performance e ao uso de fontes renováveis, que o edifício foi classificados como nZEB (nearly Zero Energy Building), ou seja, como quase zero requisitos de energia, pois está coberto numa parte significativa por energia vinda de fontes renováveis.
Um papel fundamental é certamente desempenhado pelo sistema fotovoltaico do edifício. Um sistema fotovoltaico de 170 kWp será colocado no telhado, o que tornará possível produzir mais de 200 MWh de energia limpa por ano.
Uma importante redução no consumo de energia vem também do uso de sistemas de ar condicionado de alta eficiência e iluminação natural que deriva do uso de grandes superfícies de vidro e policarbonato. Além disto, foi criado um pátio no interior do edifício, que acolherá um espaço verde ao ar livre, contribuindo para o bem-estar visual e para a iluminação natural no interior do edifício. Toda a iluminação artificial é garantida por um sistema que utiliza exclusivamente lâmpadas LED.
A planta de sistemas da estrutura inclui também um tanque armazenamento de água subterrâneo de cerca de 150 m³, que garante a recuperação de 90% da água da chuva, que será reutilizada em processos industriais internos. Graças à presença na vizinhança do edifício da estação de biomonitorização que usa as abelhas como insetos bioindicadores, a Ducati é capaz de analisar o impacto ambiental gerado em todas as fases de construção do novo edifício.
0 comments