
Uma moto fora da bolha para condutores fora de série… Assim é esta máquina exclusiva para quem não teme o desafio das areis do Ténéré: o protótipo Yamaha Ténére 700 Raid.
Desde a sua introdução há cinco anos atrás, a Ténéré 700 tornou-se num modelo de enorme sucesso para a Yamaha, com uma procura em massa por toda a Europa desta versátil e ágil moto de aventura.

Com o seu lendário motor CP2 de alto binário, quadro compacto e suspensão de longo curso, a Ténéré provou ser a moto que muitos esperavam; a digna sucessora da máquina original que criou a categoria de aventura na década de 1980 e fez do sonho de partir à aventura uma realidade para milhares de proprietários.
As fantásticas capacidades off-road da Ténéré 700 permitiram que milhares de pilotos satisfizessem o seu espírito de aventura, envolvendo-se em viagens de longa distância, bem como rallies e passeios de aventura extremos. Este movimento crescente tem motivado a Yamaha a pensar numa forma de elevar a Ténéré 700 ao próximo nível e a visitar as lendárias paisagens do deserto africano onde a Ténéré original nasceu, há mais de 40 anos.

Agora, a Yamaha começa um novo capítulo na história da Ténéré com a revelação do Protótipo da Ténéré 700 Raid, que foi construído com a utilização extensiva de peças de competição GYTR (Genuine Yamaha Technology Racing). Esta moto Raid de elevadas especificações foi desenvolvida na Europa pela Yamaha, aproveitando a experiência dos pilotos off-road Alessandro Botturi e Pol Tarrés, com o objetivo de explorar todo o potencial Raid da Ténéré 700, amplamente validado pelos dois embaixadores da Yamaha no deserto marroquino.

O motor de dois cilindros é, portanto, amplamente modificado com uma ECU GYTR, uma caixa de ar e filtro modificados, uma coroa de 48 dentes, um radiador superdimensionado com dois ventiladores, uma nova tampa da bomba de água, um novo radiador de óleo, uma embreagem Rekluse, um cárter modificado, uma nova alavanca de embraiagem ou até mesmo um silenciador de competição de titânio Akrapovic.

A ciclística da Ténéré 700 conhece as mesmas atenções já que forquilha de 48 mm, agora instalado em tês maquinados a CNC, vê o seu curso aumentar para 270 mm. O mesmo vale para o novo amortecedor traseiro, cujas hastes foram trocadas, aumentando para 260 mm o curso de amortecimento. A travagem também foi melhorada com discos de 300 e 267 mm, pastilhas de competição, um novo cilindro mestre, manete de travão, suporte da pinças e mangueiras em malha de aço.

Enfim, a história da Ténéré reescreve-se, em direção a um novo horinzonte!

Destaques técnicos do protótipo da Ténéré Raid 700
Motor
Escape de competição totalmente em titânio Akrapovič
GYTR ECU
Caixa do filtro de ar e filtro de alto desempenho
Cremalheira com 48 dentes
Radiador sobredimensionado
Duplos ventiladores de arrefecimento
Nova tampa da bomba de água
Novo refrigerador de óleo
Embraiagem de elevado desempenho Rekluse
Tampa de embraiagem em duas peças
Nova manete de embraiagem
Suspensão
Suspensão dianteira de 48 mm de elevado curso – 270 mm
T e mesa da suspensão CNC
Novo amortecedor de longo curso – 260 mm
Nova biela de suspensão traseira
Travões
Disco frontal único de alta especificação – 300 mm
Pastilhas de travão de corrida
Êmbolo da bomba principal do travão dianteiro atualizado
Nova manete do travão dianteiro
Disco traseiro de 267 mm de diâmetro
Novo suporte de montagem da pinça
Tubos de travão dianteiro e traseiro com malha de aço