A Honda reafirmou a sua liderança na inovação e sustentabilidade
A Honda Motor Europe Ltd. voltou a afirmar a sua posição de liderança, não só no campo da inovação e tecnologia no setor moto, com a apresentação do protótipo V3R 900 E-Compressor e da primeira moto elétrica da marca, a WN7, mas também no compromisso com a sustentabilidade ambiental e a gestão responsável das suas atividades.
Na recente 82.ª edição da EICMA, a Honda foi distinguida com o prémio EICMA 2025 Sustainable Exhibitor Award, atribuído pela organização do evento, pelo seu modelo de gestão sustentável dos stands de exposição.
Este prémio surge no contexto de um evento que voltou a obter a certificação internacional ISO 20121 pela TÜV NORD Italia, reconhecendo a gestão sustentável do certame e o seu empenho na redução dos impactos ambientais, económicos e sociais.

A Honda Motor Europe Ltd. foi reconhecida pela abordagem metodológica e científica adotada no design e construção do seu stand, desenvolvido com base numa análise de Avaliação do Ciclo de Vida (LCA), que permitiu reduzir significativamente o impacto ambiental do projeto.
Sempre atenta à sustentabilidade, a Honda quis que o seu espaço na EICMA 2025 fosse um testemunho tangível do seu compromisso com um futuro de baixo impacto ambiental. Em colaboração com a EFGROUP, foi criado um stand que alia design, funcionalidade e responsabilidade ambiental, em total consonância com os valores históricos da marca.
O stand da Honda — o maior de todo o evento, com mais de 3.000 metros quadrados de área de exposição — foi construído com uma estrutura de suporte composta por perfis modulares em alumínio reciclado (77,5%), combinados com painéis de MDF de choupo multicamadas (CARB P2) para os elementos decorativos.
Os tecidos utilizados na comunicação visual foram feitos de poliéster técnico certificado OEKO-TEX® Standard 100, concebidos para múltiplas utilizações, enquanto a plataforma modular é composta por painéis duráveis, reutilizáveis e de fácil desmontagem. Todos os materiais foram escolhidos para garantir durabilidade, leveza, facilidade de transporte e montagem, minimizando o impacto ambiental global.
Graças a esta abordagem, o estudo LCA revelou resultados excecionais: a pegada ambiental foi de 31,72 tCO₂eq, representando uma redução de 97,2% em comparação com um stand equivalente construído com materiais tradicionais (como aglomerado, PVC ou adesivos). As emissões iniciais, de 1.131,3 tCO₂eq, são compensadas ao longo do tempo graças à reutilização dos componentes, garantindo uma poupança global de cerca de 1.100 toneladas de CO₂eq por evento.
Para além da redução drástica das emissões, o projeto otimiza a logística, reduz o desperdício e melhora a eficiência operacional durante todo o ciclo de vida do stand.
William Armuzzi, Diretor-Geral da Honda Motor Europe Ltd. Itália, afirmou:
”Estamos extremamente orgulhosos por receber este importante reconhecimento da EICMA. Vencer o prémio Sustainable Exhibitor Award é uma confirmação tangível do compromisso e do esforço diário da Honda para alcançar o seu objetivo de neutralidade carbónica até 2050.”
Com esta distinção, a Honda reafirma o seu papel de liderança na transição para uma mobilidade mais sustentável e consciente, em linha com a visão global da empresa.
Durante a EICMA 2025, a Honda apresentou não só novidades de produto e estreias mundiais, como também um stand que representa um modelo real e replicável de sustentabilidade, combinando inovação, eficiência e respeito pelo ambiente.
















