Bobber e moderna, intemporal e vanguardista ao mesmo tempo
A FB Mondial é uma marca lendária entre os gloriosos fabricantes italianos de motos, detentora de dez títulos mundiais e ainda hoje respeitadíssima.
No Salão EICMA deste ano, em Milão, registou-se um aumento notável do interesse pelo segmento custom — e a Mondial está claramente presente nesta tendência.

Agora, a Mondial expande a sua gama Spartan com um novo modelo de 600cc, ao mesmo tempo que entra na onda do revival das bobbers modernas com esta bicilíndrica neo-retro que combina o charme clássico com engenharia contemporânea.
A marca italiana revelou a sua mais recente criação durante o evento, a Spartan 600, uma bobber bicilíndrica de média cilindrada que combina elementos retro com um pacote técnico surpreendentemente moderno.
Sob o depósito de combustível angular de 17,5 litros, encontra-se um motor bicilíndrico paralelo de 554cc com um diâmetro e curso quase quadrados de 70,5 x 71 mm. O motor, segundo o fabricante, debita 62 cv às 8.250 rpm e 5,4 kgf.m de binário às 6.500 rpm.
Não é um foguete, mas para uma cruiser tranquila, deve ter potência suficiente.

O motor assenta num chassis tubular em aço, com suspensão dianteira invertida ajustável e mono-amortecedor traseiro, o que sugere que a Mondial não se esqueceu da importância da condução, mesmo quando se trata duma moto com guarda-lamas traseiro curto e postura baixa.
Pesando 204 kg em ordem de marcha e com uma altura do assento de apenas 710 mm, a Spartan 600 deverá agradar a uma vasta gama de motociclistas, especialmente aqueles que dão prioridade à acessibilidade e ao conforto em vez do desempenho extremo.
Vem equipada com pneus robustos 130/90-16 à frente e 150/80-16 atrás, uma escolha que realça tanto o estilo como a natureza tranquila da condução.

A travagem é feita por uma pinça de quatro pistões com montagem radial atuando num disco único na dianteira, e uma pinça deslizante de pistão único na traseira.
Visualmente, a Spartan 600 acerta em cheio na mistura do moderno e do clássico. O farol redondo em LED, o escape com a marca Mondial e a pintura mate em cinzento e preto com detalhes em bege conferem-lhe uma presença marcante, mas discreta — o tipo de design que fica igualmente bem em frente do café ou a percorrer uma estrada costeira.

A Mondial afirma que a Spartan 600 será oficialmente lançada em 2026, dando à empresa tempo para finalizar os detalhes da produção e, com sorte, garantir que a versão final mantém o charme deste concept, ao mesmo tempo que oferece uma condução sólida que combine com o seu aspeto.
A Mondial Spartan 600 é a terceira moto da gama Spartan, juntamente com as versões de 125cc e 250cc. Atualmente, o site da Mondial Portugal, representada pela Moteo, não tem qualquer menção do modelo, pelo que não podemos afirmar com certeza se a nova 600 chegará cá em breve.














