Marca de Hinckley celebra temporada de sucesso no Enduro mundial
A nova Triumph TF 250-E está pronta para ser uma concorrente séria nos próximos anos, após uma impressionante campanha de estreia no enduro.
A Triumph revelou a sua nova moto TF 250-E só no início deste ano, mas não demorou muito para que o novo modelo causasse um alvoroço no panorama das corridas de enduro.
A competir com marcas como a Honda, KTM, Kawasaki e Husqvarna, todas elas bem sucedidas em corridas de todo-o-terreno, a Triumph poderia ser perdoada se a sua nova TF 250-E tivesse um arranque lento como máquina de corridas.
Enquanto ultimamente a KTM 250 EXC-F tem sido a moto a bater nas mãos de Josep Garcia, e o espanhol voltou a conquistar o título de 2025 com a KTM, a Triumph mostrou estar pronta para lutar por vitórias e talvez até campeonatos. Isto é bastante notável quando se pensa nisso, porque a TF 250-E só foi revelada em março.

Normalmente, no desporto motorizado, são necessários alguns anos para desenvolver uma moto antes de se poder tornar uma concorrente consistente. A liderar a equipa da Triumph a bordo da TF 250-E no Campeonato Mundial de Enduro esteve Morgan Lesiardo, que terminou em terceiro lugar na série Enduro1.
Uma posição à frente dos pilotos da TF 250-E, Jamie McCanney e Mikael Persson. Na classificação geral do Enduro GP, Persson foi o melhor classificado, em sétimo, uma posição à frente de Lesiardo.
A TF 250-E venceu numa ocasião, com Lesiardo a vencer na categoria Enduro1 na penúltima etapa em Itália. A nova TF 250-E também subiu ao pódio 15 vezes ao longo de apenas sete etapas. Para além do sucesso alcançado no Campeonato Mundial de Enduro, a TF 250-E teve um bom desempenho no evento International Six Days Enduro e conquistou o título do Campeonato Britânico de Enduro da ACU.
Correndo com a TF 250-E no Campeonato Mundial de SuperEnduro, Jonny Walker subiu ao pódio em todas as etapas e garantiu o segundo lugar na classificação.

Paul Edmondson, responsável da equipa de enduro da Triumph Factory Racing, disse o seguinte sobre a primeira temporada da marca com a TF 250-E: “No geral, acho que foi uma temporada incrível! Começámos esta relação trabalhando com as motos de produção, por isso chegar às novas motos de enduro este ano é incrível. O que conseguimos com a TF 250-E é incrível. Todas as nossas motos completaram todos os dias de competição a nível mundial e nacional, por isso não há melhor exemplo de fiabilidade. Também já ganhámos alguns títulos nacionais pelo caminho!”
“O ponto alto para mim é os International Six Days Enduro de 2025, onde, após seis dias de corrida intensa, Mikael Persson e Morgan Lesiardo terminaram em quarto e quinto lugar na classificação geral, respetivamente, a bordo das suas TF 250-E. Olhando para 2026, sinto que já estamos muito bem preparados.”
“Aprendemos muito sobre as motos este ano e mal podemos esperar para colocar todo este conhecimento em prática durante o inverno e na temporada de 2026.”
A TF 250-E está disponível em Portugal por 10.995 Euros, enquanto a sua irmã maior, a TF 450-E, é um pouco mais cara, custando 11.595 Euros.
















