EUA: National Motorcycle Museum encerra em setembro

By on 2 Fevereiro, 2023

Um elemento básico do Condado de Jones por mais de duas décadas, este importante museu americano vai fechar as suas portas para sempre este ano, de acordo com os seus proprietários.

Fundado pelos proprietários da J&P Cycles em 1989, John e Jill Parham, este museu é um dos poucos do seu género nos EUA, tendo funcionado até hoje como uma organização sem fins lucrativos. Situado no estado do Iowa, o ‘National Motorcycle Museum’ vai fechar definitivamente as suas portas em setembro.

“Temos lutado por vários anos para cobrir salários e serviços públicos, em parte devido às baixas visitas que temos”, refere um comunicado da organização que dá como certo o encerramento do museu no dia 5 de setembro de 2023.

Um fim triste, mas talvez com um final feliz para alguns, já que o museu vai leiloar as motos  em exposição que não serão devolvidas aos seus proprietários. A este respeito, a organização informa ainda que vai devolver aos seus proprietários as motos emprestadas que fazem parte do seu acervo, prevendo-se, posteriormente, liquidar as restantes em leilão.

Mais informações sobre o futuro leilão serão distribuídas através da lista de e-mail do museu no seu site… https://nationalmcmuseum.org/ uma informação a ter em conta por colecionadores de motos vintage e clássicas.

Harley-Davidson Panhead Bob-Job (1953) –  Munida de um V-twin a 45 graus de 1208cc arrefecido a ar, é uma das ‘relíquias’ do acervo do museu. Acoplado a uma caixa de 4 velocidades com transmissão final por corrente (!), o motor desta moto de 1953 anunciava uma potência de 60 cv… o que era algo para a época
Yamaha TY250A (1974) – A competição de Trial é uma criação puramente europeia, muito popular na Espanha e na Grã-Bretanha, mas adotada nos Estados Unidos há décadas atrás. Tal como os seus homólogos europeus, a Yamaha contratou um piloto campeão para ajudar no desenvolvimento, promoção e corridas em todo o mundo. Mick Andrews deu um tremendo impulso à marca Yamaha e em 1974, a TY250 provou ser boa o suficiente para Andrews vencer o Scottish Six Days Trial em 1974, a primeira vitória de uma moto japonesa naquele evento desafiador. Este é outro dos modelos expostos neste museu
Indian Single (1907) – Aaron Mohr, entusiasta de motos antigas e vintage de Iowa, emprestou esta bela Indian Single de 1907 para exibição. Com pintura azul brilhante e revestimento de níquel, atualmente faz parte da exposição Early American Transportation INNOVATION no National Motorcycle Museum
Bicicleta dos Correios Americanos (1900) – Por volta de 1900, antes de haver muitos automóveis e poucas motos americanas, a bicicleta etava em grande destaque nos EUA. Pouco se sabe sobre esta em destaque vinda dos correios da Pensilvânea. O que se sabe é que no seu tempo, esta bicicleta teve sem dúvida um uso comercial intenso e ao longo dos seus 120 anos de história perdeu um pouco de pintura e niquelagem, mas é substancialmente original. Parte da coleção de Jill e John Parham, é uma das mais de 40 bicicletas importantes em exibição no National Motorcycle Museum, onde sempre previligiaram motos e bicicletas em estado original e não restauradas!
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments