Um novo conceito surge, após os dois modelos EV apresentados na EICMA, para sublinhar a intenção da empresa japonesa em criar uma gama verde completa e de vanguarda.
Após revelar os protótipos EV Fun Concept e EV Urban Concept no Salão de Milão, a empresa japonesa está a elevar o padrão ainda mais com um novo conceito elétrico que combina o design desportivo das motos naked com a tecnologia do futuro. O resultado? Uma moto com visual agressivo e coração totalmente elétrico, que promete redefinir o próprio conceito de veículos de duas rodas com zero emissões.
Apresentada como estreia mundial no Salão de Pequim de 2025, a nova naked elétrica da Honda — que atualmente não tem nome — conquistou a atenção do público e de profissionais do setor. No palco estava Atsushi Ogata, gerente geral de vendas de motos Honda (Xangai), que comentou sobre a intenção do projeto: “Esperamos mostrar a visão futura da Honda por meio deste novo protótipo: como os veículos do futuro devem ser na era neutra em carbono.”

O objetivo é claro: a Honda quer se tornar neutra em carbono até 2050 , e esse conceito é uma peça fundamental dessa jornada. A moto apresenta soluções técnicas e estilísticas que poderiam facilmente ser produzidas em série. O design é puro estilo naked, com referências futuristas: a frente é escurecida, sem o clássico farol visível, enquanto o painel digital panorâmico se estende até a parte superior do falso depósito, contribuindo para uma estética limpa e de alta tecnologia.
O coração de propulsão elétrica está completamente integrado na parte central do quadro . O motor e as baterias são compactas, o que ajuda a manter o centro de gravidade baixo. A transmissão é por correia dentada, uma opção frequentemente adotada em veículos elétricos para reduzir ruído e manutenção.
O quadro é o de uma verdadeira moto desportiva: forquilha dianteira invertida, braço oscilante unilateral, disco duplo dianteiro e disco simples traseiro, rodas de liga leve, pneus Pirelli Diablo Rosso IV. Enfim, todos os elementos indicam uma clara intenção da Honda de oferecer, no futuro, uma moto elétrica que não seja apenas ecológica, mas também de alto desempenho e agradável de pilotar.
A Honda ainda não divulgou as especificações completas do novo concept — alcance, potência e tempos de carregamento permanecem desconhecidos — mas é provável que mais detalhes cheguem nos próximos meses. A autonomia pode ultrapassar os 100 quilómetros reais em uso urbano, graças a uma bateria compatível com o sistema de carregamento rápido CCS2, já utilizado pela Honda em outros veículos elétricos.