As novas CB1000F e SE podem ser uma realidade a partir de 2026. Ambas redefinem o conceito de um clássico moderno, combinando a estética dos anos 80 com design técnico de ponta.
A Honda relança uma lenda retro com as novas CB1000F e CB1000F SE , apresentadas no recente Bol d’Or e provavelmente disponíveis no mercado europeu e global até ao final de 2026. Esses modelos representam um regresso às raízes do estilo vintage, explicitamente inspirados na histórica Honda CB 900 F Bol d’Or da década de 1970, tanto no design quanto nas cores prata e azul, mas com um coração moderno e de alto desempenho.
Os dois modelos irmãos, a CB 1000 F e a SE, são baseados na mais recente Honda CB 1000 Hornet, compartilhando o quadro de aço com braço oscilante de alumínio, forquilha invertida, amortecedor traseiro central e rodas com sistema de travagem de alto desempenho. O motor de quatro cilindros em linha, refrigerado a líquido, produz uma potência estimada de 120 cavalos (em comparação com os 150 cavalos da Hornet).

A versão SE Concept , revelada no palco das 8 Horas de Suzuka de 2025, chama a atenção. Adiciona uma carenagem frontal clássica, que lembra as históricas café racers e oferece alguma proteção aerodinâmica ao piloto. A combinação de tradição estética e tecnologia moderna é perfeita, com um painel digital e detalhes como o quickshifter e os punhos aquecidos para maior conforto e uma pilotagem “atualizada” para os tempos modernos.
A Honda confirma que as CB 1000 F e SE serão as sucessoras da popular CB1300; visam se posicionar no topo do segmento de clássicos modernos com preços competitivos. As vendas na Europa estão programadas para o final de 2026, portanto, espera-se que as novas CB 1000 F e 1000 F SE tenham um lugar de destaque no espaço da Honda na próxima feira EICMA, em novembro.