Honda CBR750R 2024: Entre o sonho e a realidade

By on 8 Fevereiro, 2023

Rumores circulam no Japão sobre uma nova Honda CBR750R baseada na CB750 Hornet. Fará isto algum sentido? Que benefícios traria ao consumidor final?

A Honda Hornet tem um preço muito bom, um peso baixo e uma potência de 92 CV apelativa. Seria então a base perfeita para a cobrirmos com uma carenagem completa , um guiador baixo e criarmos uma nova desportiva, acessível a muitos motociclistas? Este poderia ter sido o pensamento dos responsáveis da casa de Tóquio, para avançarem com o projeto da Honda CBR750R, já a pensar em 2024. Poderia… porque estamos apenas no campo das suposições, nascidas a partir de um rumor que vem do país do Sol Nascente e que se espalhou por vários media na Europa.

Pensando em termos de lógica da construção modular. e olhando para as atuais gamas de modelos de outros fabricantes, há uma série de razões pelas quais a Honda poderá avançar com a desportiva CBR750R, como uma espécie de irmã da naked CB750 Hornet. Tudo isto faz muito sentido.

A estética seria a da CBR600RR, com entrada frontal para o sistema Ram Air, faróis rasgados e linhas marcantes e desportivas. Talvez até pudesse ter mais alguns ‘cavalitos’, talvez 95 cv’s… pois continuaria a ser compatível para a redução de potência para a licença A2. Faz sentido.

O resto da moto seria exatamente igual à CB750 Hornet , com o mesmo quadro tubular de aço, motor bicilíndrico, rodas de liga leve com 17 polegadas, forquilha invertida, monoamortecedor traseiro e disco dianteiro de dupla pinça. A instrumentação com tela TFT de 5” e o controle de tração HSTC de três níveis seriam mantidos, obviamente. Não há seletor de modo de energia ou qualquer coisa que dificulte a nossa vida, nem mesmo uma IMU.  Uma carenagem também não é muito cara, então poderíamos dizer que esta Honda CBR750R poderia ter um preço de 8.600 euros , no máximo… uma pechincha! Continua a fazer sentido.

Deste modo, uma CBR750R poderia ser construída com base na CB750 Hornet, sem grande esforço, poupando nos custos e facilitando a construção. Os nossos colegas japoneses da Young Machine vão ainda mais longe, esperando o mesmo procedimento para a CBR 500 R e CBR 650 R.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments